Maricá encerra plenária da IV Conferência da Cultura e elege representantes

Neste domingo (05), a Prefeitura de Maricá concluiu a IV Conferência de Cultura com a eleição dos novos membros que…

Ao todo, 28 pessoas da sociedade civil e da administração pública  foram eleitas para representar grupos culturais do município 

Neste domingo (05), a Prefeitura de Maricá concluiu a IV Conferência de Cultura com a eleição dos novos membros que vão compor o conselho de cultura do município. Ao todo, 28 candidatos foram eleitos, sendo 14 da sociedade civil e 14 in dicados pela gestão. O encontro foi realizado no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro. Este ano, o tema foi “A Democratização e a Valorização da Cultura Local como Vetor de Desenvolvimento Social de Maricá”.

O secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin, falou da importância da criação dos conselhos e sobre os três dias de muito debate e plenárias para elaborar as diretrizes da cultura da cidade.

“A Conferência é o principal instrumento de diálogo plural e horizontal entre o poder público e a sociedade civil. O encontro ocorreu dentro do que esperávamos e definiu os novos ocupantes das cadeiras para os eixos da política cultural do nosso município, que são importantes no âmbito cultural para consolidação das vozes que são protagonistas da arte e da cultura na cidade”, explicou o secretário.

Conselheiros comemoram eleição

Raquel Simões, eleita conselheira do Movimento Social, comemorou a vitória de poder representar o povo em seu setor. “Poder representar o movimento social em nosso município é gratificante. Muito obrigada a todos que votaram em mim”, comentou Raquel.

Antonimar Valente, militante da União da Juventude Socialista (UJS) e da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), disse que a cultura afro-brasileira será bem representada no município.

“Estar representado essa cadeira é de extrema importância para mim, pois durante o meu período de militância me deparei com a escassez da cultura afro-brasileira em nossa sociedade. Por isso, em conjunto com a Secretaria de Cultura, devolverei projetos voltados para a cultura afro-brasileira dentro do nosso município”, frisou o conselheiro de Cultura Afro-Brasileira.

O cantor Paulo Sérgio Rocha, eleito conselheiro na área da Música, contou que é um grande privilégio poder auxiliar nas decisões culturais do município. “É importantíssimo o conselho da música em Maricá. Precisamos valorizar os artistas de nosso município e os projetos importantes para a valorização da cultura e dos artistas”, disse.

IV Conferência da Cultura de Maricá

Convocada por meio do Decreto Municipal nº. 756, de 27 de outubro de 2021, a conferência é o encontro entre a sociedade civil e representantes do poder público, que objetiva debater e propor políticas, programas e ações no campo das políticas públicas de arte e cultura.

Foto: Clarildo Menezes

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top