Morre a professora Maria Felisberta

A professora Maria Felisberta Trindade morreu, neste sábado (13), aos 91 anos. O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto…

A professora Maria Felisberta Trindade morreu, neste sábado (13), aos 91 anos. O prefeito de Niterói, Axel Grael, decretou luto oficial de três dias na cidade pela morte da educadora.

Graduada em Pedagogia, com especializaçao em Orientação Educacional e Mestre em Educação, Felisberta ingressou na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, em 1985, onde exerceu vários cargos, dentre eles, o de Diretora de 1992 a 1995. Na Prefeitura de Niterói ocupou os cargos de Secretária Municipal de Educação e Cultura (2002); Secretária Municipal de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação (2003–2004); Coordenadora Geral de Planejamento e Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Membro Titular do Conselho Municipal de Educação de 2005 até 2008, retornando em 2013, onde ainda atuava. Durante sua trajetória profissional e de cidadania, a professora Felisberta recebeu diversas homenagens como militante na luta pelos Direitos das Mulheres e pela defesa da Escola pública. Foi pioneira do Partido Comunista em Niterói e militante das lutas sociais, como uma educação pública de qualidade e a luta contra o regime ditatorial do Brasil, entre 1964 e 1985.

Nas redes sociais, amigos e admiradores manifestaram o pesar pela perda de Feliz, como era carinhosamente chamada.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, declarou que Maria Felisberta deixa um legado rico à Educação de Niterói. “Sua trajetória será lembrada eternamente pela luta por uma educação acessível para todos.” O deputado estadual, Waldeck Carneiro disse que aprendeu demais com ela. ” Seu legado, sua obra e sua memória serão preservados. Eis um novo compromisso e uma nova frente de lutas que agora se abre. Niterói merece ter uma escola pública com o seu nome! Descanse, guerreira!”

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top