Na Rede

Evento multicultural interativo movimenta a UFF neste verão Anote na agenda e prepare sua programação. “Música é Invenção” vai reunir...

Evento multicultural interativo movimenta a UFF neste verão

Anote na agenda e prepare sua programação. “Música é Invenção” vai reunir exposições, oficinas e shows no Centro de Artes da UFF. O evento que tem ínicio, neste sábado (14), vai até o dia 28 de fevereiro com atrações como as exposições “Hermetismos Pascoais” e “Reciclando Cultura”, além de shows com Itiberê Zwarg, Carol Panesi, Décio Rocha, Jef Rodrigues, Tiago do Bandolim, Afoxé Filhos de Gandhi, entre outros.

O legado de Hermeto

Um dos mais respeitados e criativos músicos brasileiros, Hermeto Paschoal faz música em tudo, transformando peças do cotidiano em obras de arte. . “A música pode ser feita em tudo que tenha espaço para escrever”, diz o artista. “Uso telas para desenhar e fazer músicas. Cores e notas juntas são demais. Sou 100% intuitivo, isso me faz ser criativo, por não prever o que vou fazer, e por isso chamo a música de universal.”
Segundo Heitor Collet, professor, produtor cultural e curador da exposição, Hermeto escreve as partituras dos objetos transformando eles em música. Tem música pra chaleira, música para privada, música para chapéu. As coisas viram música. A ideia é provocarmos uma interação com o público. Um músico pode visitar a exposição, levar seu instrumento e se colocar a tocar uma das obras enquanto faz a visita. Essa interação compõe o conceito da exposição, com os sons ocupando os seus espaços invisíveis.”
Em suas composições, o alagoano Hermeto, mistura ritmos regionais, como o forró e baião, ao jazz americano.

Exposição Hermetismo Pascoais abre para o público no dia 14 de janeiro, no Centro de Artes da UFF. Foto: Divulgação

Arte e invenção

O músico e inventor Décio Rocha apresenta o “Reciclando Cultura”, uma exposição que apresenta ao público instrumentos que constrói brincando e brinquedos que constrói ouvindo música.

Músico-inventor ou inventor musical. O curador Heitor Collet é quem ajuda a compreender a obra desse talentoso artista. “A gente sempre brinca pra definir se o Décio é um músico-inventor ou um inventor-músico. O cara respira criação e invenção. Além de ser um baita contrabaixista que já acompanhou artistas de peso como Zeca Baleiro, Chico César, Rita Ribeiro e Siba, só para citar alguns nomes, ainda é um compositor de trilha sonora e inventor de brinquedos e instrumentos musicais. Quem já conhece o músico, agora vai ter a oportunidade de conhecer o inventor. E quem não conhece vai ter a oportunidade de conhecer seu trabalho. É um cara fora de série”, conta Collet.

As duas exposições são gratuitas e ficam em cartaz a partir do dia 14 de janeiro até 28 de fevereiro, de segunda a sexta de 10h às 21h, sábado e domingo de 13h às 21h.

A música e a invenção. Décio Rocha apresenta a sua exposição “Reciclando Cultura” na UFF. Foto; Divulgação

Segurança e democracia

Ricardo Cappeli é o responsável pela intervenção federal na segurança pública de Brasília. O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi escolhido pelo presidente Lula para garantir o cumprimento da lei e da ordem no Distrito Federal, após a tentativa de golpe de Estado fracassada que depredou o patrimônio público.

Prefeitura lança edital para a reabertura do Cinema Icaraí

A boa notícia é o lançamento do edital do Cinema Icaraí pela Prefeitura de Niterói. Com estilo art decó, contará com três salas de cinema de última geração e uma grande sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF. O local também vai ganhar quatro espaços de gastronomia.

Fechado desde 2006, O Cine Icaraí será reaberto graças ao acordo realizado entre a UFF e a Prefeitura de Niterói. Segundo o prefeito Axel Grael, “a reabertura será comemorada por todos os apaixonados por cinema e música”.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top