Editais da Cultura em Niterói registram 699 inscrições e ampliam participação de novos proponentes – Diário de Niterói
PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Editais da Cultura em Niterói registram 699 inscrições e ampliam participação de novos proponentes


Niterói segue se consolidando como referência em investimento e fomento à cultura no Brasil. Os dois editais mais recentes vinculados à Política Nacional Aldir Blanc — Prêmio Cultura Viva e Edital Aldir Blanc de Fomento à Cultura —, lançados pela Secretaria Municipal das Culturas, receberam ao todo 699 projetos inscritos. As inscrições foram encerradas na última segunda-feira (2), superando os números da edição anterior.

Além de liderar o número de projetos submetidos entre os municípios do Leste Fluminense, a cidade apresentou avanços importantes em termos de diversidade: 45% das propostas foram apresentadas por mulheres e outros 45% por pessoas negras. Outro dado de destaque é que 73% dos inscritos nunca haviam sido contemplados em editais anteriores, indicando a ampliação do alcance da política cultural municipal.

As chamadas públicas, com inscrições online, gratuitas e simplificadas, destinaram mais de R$ 3 milhões ao setor cultural local. Os editais contemplam tanto iniciativas comunitárias quanto projetos de maior porte, com cotas afirmativas e critérios voltados à descentralização e diversidade.

Apesar do resultado expressivo, alguns participantes do setor cultural apontaram que o prazo de inscrições, de aproximadamente duas semanas, poderia ser ampliado em futuras edições, especialmente para permitir maior preparação de propostas por parte de artistas e coletivos periféricos. De acordo com o Ministério da Cultura, recomenda-se que os editais observem prazos mínimos que garantam ampla participação e divulgação, como previsto nas diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Outro ponto mencionado por integrantes da cadeia cultural é a necessidade de estratégias de comunicação ainda mais abrangentes, de modo a atingir públicos que nem sempre acessam os canais oficiais de divulgação.

Os dois editais contaram com atendimentos presenciais em diferentes pontos da cidade, além de suporte técnico aos proponentes — o que contribuiu para o volume de inscritos e para a democratização do acesso. A expectativa agora se volta para a análise dos projetos e a divulgação dos resultados, com a perspectiva de movimentar a economia criativa local por meio do financiamento público da cultura.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".