Niterói eterniza ator Paulo Gustavo com estátuas no Campo de São Bento


Inauguração das estátuas de Paulo Gustavo. Foto: Douglas Macedo

No aniversário de 448 anos da cidade, Niterói ganhou uma homenagem especial a um de seus filhos ilustres. A Prefeitura de Niterói inaugurou no Campo de São Bento, nesta segunda-feira (22), duas estátuas em tributo ao humorista Paulo Gustavo, que faleceu este ano, vítima da Covid-19. A programação de aniversário teve, ainda, o início da iluminação de Natal nos parques públicos da cidade e os lançamentos do livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz” e do CD de Coral de Vozes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin). Pela manhã, a tradicional missa na Igreja de São Lourenço dos Índios abriu as celebrações.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, a mãe do ator Paulo Gustavo, Déa Lúcia, e o marido do humorista, Thales Bretas, estiveram na inauguração das duas estátuas no Campo de São Bento: uma com a imagem do ator, e a outra com sua personagem mais conhecida, dona Hermínia. As duas estátuas têm 1,82cm. O prefeito destacou que a homenagem a Paulo Gustavo no Campo de São Bento é uma questão de justiça. 
“Ser prefeito de Niterói é um sonho. Estou muito feliz de comemorar os 448 anos da nossa cidade nesse momento de mudança, de retorno da rotina das pessoas, após tantos meses de pandemia. O Paulo é um niteroiense que nos deixou de forma inesperada, mas deixou sua marca na cidade. Era um apaixonado por Niterói. Ele amou tanto esse espaço que é muito justo que ele seja eternizado nesse lugar”, afirmou Axel Grael.
Muito emocionada com as estátuas, que ainda não tinha visto, Déa Lúcia disse que o filho amava Niterói e que fez questão de ambientar os filmes da trilogia “Minha mãe é uma peça” na cidade onde nasceu. 
“As estátuas estão lindas. Maravilhosas. São muitas homenagens em Niterói. Me lembro quando ele foi fazer o primeiro filme, havia milhões de locações em outros lugares e ele falou: “Não, eu vou fazer em Niterói”. É muita emoção. A placa da rua, agora as estátuas no Campo de São Bento. Às vezes eu não acredito que isso esteja acontecendo”, contou.

Déa Lúcia disse que vai escrever e gravar para os netos a história de Paulo Gustavo. 
“Vou falar de toda essa relação de Niterói com o pai deles. É um caso de amor. Vou contar a importância do pai, tudo que ele fez, tudo que eu fiz para o pai ser o homem que ele era. Vou explicar pra eles por que dona Hermínia está na estátua. Só tenho a agradecer a Niterói por esse carinho”, disse Déa Lúcia.

O médico dermatologista Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, declarou que aprendeu muito com o amor do ator por Niterói. Ele enfatizou que a homenagem é muito bonita e simbólica. ““O Paulo tinha um amor muito especial por Niterói. Ele era um defensor da cidade natal. Nossa história passa muito por Niterói. Esse amor agora foi eternizado. Tanto nos filmes dele, que retratam o orgulho que ele tinha da cidade, quanto agora com as estátuas aqui no Campo de São Bento”, disse Thales Bretas.
As estátuas de Paulo Gustavo no Campo de São Bento têm a marca da acessibilidade e são o primeiro monumento sensorizado do Brasil. Os portadores de deficiência visual poderão, ao acessarem o QR code, ouvir as informações sobre as estátuas pela audiodescrição enquanto tocam o monumento.



Livro homenageia Campo de São Bento

 Uma das áreas de lazer mais bucólicas e mais representativas de Niterói, o Campo de São Bento também foi celebrado no aniversário da cidade. Durante a tarde, foi lançado o livro “Campo de São Bento – trajetórias e memórias do Parque Prefeito Ferraz”. O livro, lançado pela Fundação de Artes de Niterói, por meio da Niterói Livros, foi produzido por profissionais dedicados e apaixonados pelo Campo. Eles enviaram fotos e depoimentos para a publicação após serem convidados por meio de uma consulta pública realizada pelas redes sociais da Prefeitura.

Missa – A programação pelo aniversário de Niterói começou pela manhã com a tradicional missa na igreja São Lourenço dos Índios, celebrada pelo Arcebispo Emérito da cidade, Dom Frei Alano Maria Pena. O prefeito Axel Grael compareceu à missa e destacou a importância de Niterói comemorar o aniversário em um local de tamanha importância histórica. “A cidade começou aqui onde estamos, na Igreja de São Lourenço dos Índios. Foi a partir deste local que construímos uma cidade linda, conhecida internacionalmente pela sua arquitetura, pelos prédios históricos, pelo seu povo e pelas conquistas esportivas. Estamos aqui na igreja renovando o nosso compromisso com a cidade e com a nossa missão de fazer com que Niterói avance cada vez mais no caminho da sustentabilidade e, acima de tudo, no caminho da justiça social”, afirmou o prefeito.

CD – Após a missa, as comemorações pelos 448 anos de Niterói tiveram um evento musical, no Solar do Jambeiro: o lançamento do CD e de dois videoclipes do Coral de Vozes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), com direito a uma apresentação do grupo. A exibição também marcou os 30 anos da Niterói Discos e os 20 anos do Solar do Jambeiro. O CD foi produzido com nove faixas musicais, e duas foram selecionadas para os videoclipes. O prefeito Axel Grael afirmou que o Coral da Clin é um exemplo de qualidade artística. 
“O Coral gravou um CD, fez dois videoclipes e é um orgulho da Clin e de seus funcionários. Vemos, através destas apresentações, a qualidade da expressão cultural e do talento que essas pessoas têm pra música. A música humaniza o trabalho e a Clin está de parabéns por incentivar esta iniciativa”, concluiu Axel Grael. O trabalho do Coral da Clin será disponibilizado ao público nas redes sociais, no Spotify e no canal da Niterói Discos no Youtube, a partir de janeiro.

Iluminação de Natal – Na noite desta segunda-feira (22), também foi inaugurada a iluminação de Natal no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento e na Praça Enéas de Castro (Barreto).

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top