Niterói inicia vacinação contra Covid-19


Bruna Lemos foi vacinada no Hospital Municipal Oceânico – Foto: Berg Silva

Uma idosa de 93 anos e a enfermeira do Hospital Municipal Oceânico foram as primeiras a receber a vacina contra a Covid-19 no município

Nessa primeira fase da vacinação, apenas idosos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde receberão as doses da vacina

A idosa Clice de Souza Carvalho, de 93 anos, e a enfermeira Bruna Lemos, de 35 anos, foram as primeiras a serem vacinadas contra a Covid-19 em Niterói nesta terça-feira (19). Clice de Souza recebeu a primeira dose da vacina na Casa de Repouso Hotelar, onde vive. Bruna Lemos foi vacinada no Hospital Municipal Oceânico de Niterói, unidade exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19, pioneira no país. O prefeito Axel Grael e o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, acompanharam o início da vacinação na cidade.

Nesta primeira etapa, Niterói recebeu 11.620 doses e só serão imunizados os profissionais de Saúde e os idosos que vivem nas aproximadamente 40 instituições de longa permanência, como casas de repouso. Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. Já os profissionais de saúde serão vacinados nas unidades onde trabalham.

O prefeito Axel Grael lembrou todas as ações que a prefeitura de Niterói colocou em prática desde o registro dos primeiros casos de Covid-19 no país, em março de 2020, sob a gestão do prefeito Rodrigo Neves.

“Estamos hoje aqui em um momento importante, histórico desse enfrentamento à Covid-19, um momento muito esperado e que Niterói ajudou muito a construir. Ao longo desse período todo, a cidade teve políticas públicas que foram inovadoras, que depois foram seguidas por outras cidades do país, como a sanitização das ruas, várias ações sociais, de apoio às famílias, apoio às empresas, todas as medidas que foram tomadas também para estruturação da retaguarda hospitalar, como aqui o Hospital Oceânico, que foi feito especificamente para atender a demanda da Covid-19”, disse o prefeito.

Axel Grael também ressaltou que Niterói participou do desenvolvimento da vacina Coronavac.

“Niterói participou também, ajudou no processo de viabilização dessa vacina que chega hoje. Uma vacina desenvolvida em São Paulo, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que teve uma parceria com a Prefeitura de Niterói e nós ajudamos a fazer o estudo da fase 3 de testes, que viabilizou o registro final dessa vacina.. E a gente chega aqui com as esperanças renovadas de que vamos conseguir avançar nesse processo de vacinação e superar essa pandemia para que possamos, o mais rápido possível, ficar com todo mundo protegido e retomando um novo cotidiano, para que a vida siga adiante”, declarou Axel Grael.

A enfermeira Bruna Lemos trabalha na linha de frente do Hospital Municipal Oceânico de Niterói. Ela é enfermeira de rotina, ou seja, a profissional que acompanha o dia a dia dos pacientes, da entrada até a alta e integra a do Oceânico desde abril, acompanhou a entrada do primeiro paciente e muitas das mais de mil altas que já aconteceram no hospital.

“Esse é o momento mais emocionante do trabalho no Hospital Oceânico: ajudar nossos pacientes a vencerem a Covid-19. Essa vacina nos traz a esperança de voltarmos a viver normalmente e abraçamos as pessoas que amamos”, disse Bruna Lemos.

Ela, que trabalha há 11 anos na Saúde, em especial em unidades de terapia intensiva, tem um filho de dois anos e mora em Várzea das Moças.

“A vacina é a forma mais eficiente de prevenção à Covid-19. Tenho muita esperança que, com a vacinação, essa crise na saúde seja superada e vidas sejam salvas. Acho muito importante todos se vacinarem. Minha família também está mais aliviada em saber que estarei protegida”, conta a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, também recebeu uma dose da vacina nesta terça-feira, por ser profissional de saúde da cidade. Ele disse que o plano de vacinação na cidade está estruturado e só aguarda a chegada de mais doses para avançar nas etapas da vacinação.

“A gente tem uma equipe volante especializada para rodar todas as instituições de longa permanência e garantir a vacinação para esses idosos que estão hoje abrigados nestas instituições de longa permanência. A gente tá atento às instruções do Ministério da saúde, atentos à chegada de novas doses da vacina e hoje, objetivamente, a única coisa que limita o Plano Municipal de Imunização de Niterói, são as chegadas das doses da vacina. Temos logística, temos profissionais, temos insumos necessários para vacinar toda quantidade que está colocada para Niterói”, garantiu o secretário.

Pioneirismo – O esforço para a imunização em Niterói começou com o ex-prefeito Rodrigo Neves, que autorizou os testes com a coronavac e, em dezembro do ano passado, chegou a assinar com o Instituto Butantan, em São Paulo, um memorando para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da vacina coronavac, produzida pelo Instituto, para Niterói. A quantidade seria suficiente para imunizar toda a população da cidade de mais de 500 mil habitantes. Mas o Ministério da Saúde adquiriu toda a produção do Butantan. Com isso, Niterói entrou no Programa Nacional de Vacinação, recebendo hoje o primeiro lote de vacinas fornecidas pelo governo federal.

Referência – O Hospital Municipal Oceânico é a primeira unidade exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19 no país. A Prefeitura de Niterói arrendou as instalações de um hospital privado, que estava fechado, realizou obras de adequação na unidade e começou a receber os primeiros pacientes em menos de um mês. A unidade possui 136 leitos com respiradores para pacientes com a doença e é mantido com recursos da Prefeitura.

Clice de Souza Carvalho, 93 anos, é a primeira idosa vacinada em Niterói. Foto: Douglas Macedo.

O planejamento de imunização de Niterói terá mais de 100 pontos de vacinação contra a Covid-19. Com a proibição da compra de vacinas, Niterói entrou no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal, recebeu o primeiro lote de vacinas, que está sendo aplicada em idosos e profissionais de saúde, e vai aguardar a chegada de mais unidades para as demais etapas da vacinação.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top