Com o apoio da Prefeitura, Niterói sediará maior competição de Xadrez do Brasil

Niterói Chess Open 2022 será realizado entre os dias 1 e 7 de setembro e que contará com 250 participantes...

Niterói Chess Open 2022 será realizado entre os dias 1 e 7 de setembro e que contará com 250 participantes de quase 10 países

Xeque mate. Já estão abertas as inscrições para o Niterói Chess Open 2022, atualmente, um dos eventos mais concorridos de Xadrez do Brasil. A competição, que retorna para sua segunda edição (a primeira foi em 2019), tem o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e ocorrerá entre os dias 1 e 7 de setembro, no Hotel H, no Ingá, Zona Sul de Niterói, e terá transmissão online em tempo real. Serão distribuídos R$ 35 mil reais em prêmios. A inscrição pode ser feita pelo site www.niteroichessopen.com.br.

Ao todo, 12 Grandes Mestres Internacionais já confirmaram presença, dentre esses nove brasileiros, com destaque para a lenda Henrique Costa Mecking, mais conhecido como Mequinho, o primeiro grande mestre brasileiro de Xadrez que, antes de fazer um hiato de décadas em sua carreira, alcançou a terceira colocação no ranking mundial, atrás apenas dos gênios Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi, em fins da década de 1970.

Niterói Chess Open 2022

Luiz Carlos Gallo, secretário municipal de Esportes e Lazer, diz que o evento é a prova de que Niterói é a cidade perfeita para a prática das mais diferentes modalidades esportivas.

“Seja ao ar livre ou em lugares fechados, Niterói tem público e vocação para todos os esportes. Estamos apoiando esse Aberto de Xadrez, que contará com 250 participantes de quase 10 países e de todas as regiões do Brasil, com toda a paixão. Assim como fazemos com as competições de canoagem, futebol, voleibol e tantas outras. É um privilégio divulgar o xadrez aqui. Tenho certeza de que o evento será um sucesso absoluto. Estamos trabalhando para isso”, disse Gallo, sem esconder a empolgação.

O Niterói Chess Open é quem organiza ainda o Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar nas categorias sub-13 e sub-18, com inscrições gratuitas para estudantes da Rede Pública Municipal. Ainda segundo os organizadores, essa será a única competição do país a estabelecer inscrições gratuitas para as mulheres, como forma de apoiar o manifesto da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) que declarou 2022 como o Ano Internacional da Mulher no Xadrez, destacando necessidade de medidas que incentivem a igualdade de gênero neste esporte.

“Na nossa 1ª edição, recebemos mais de 100 meninos e meninas para o Torneio Escolar e a expectativa para este ano é ainda maior. Quanto à presença feminina, os números são igualmente ou até mais relevantes. Na última parcial de inscritos tínhamos quase 60 mulheres, o que garante que nosso evento terá uma proporção de enxadristas femininas significativamente acima da média mundial”, contou André Reale, Diretor do Niterói Chess Open.

Dos 12 Grandes Mestres Internacionais brasileiros que ainda estão na ativa, 9 participarão do Niterói Chess Open, incluindo todos os 7 que alcançaram esta titulação desde a última década.

Curiosamente, Mequinho tornou-se o primeiro Grande Mestre do Brasil em 1972, exatamente meio século antes de Renato Quintiliano, que este ano se confirmou como o 15º e mais recente no país a obter este título. Quintiliano não apenas estará no Niterói Chess Open como também realizará uma exibição simultânea.

Diretor do torneio, o mestre enxadrista José Costa Fernandes (Mestre FIDE) acredita que, a qualidade dos competidores, indica que haverá muito equilíbrio e partidas que serão analisadas e estudadas por um bom tempo.

“Além do mais, é sempre um privilégio e um atrativo à parte poder acompanhar os duelos entre o inesgotável Mequinho, que segue firme e forte como um dos melhores do país, e a nossa nova geração de enxadristas. E não podemos esquecer dos Grandes Mestres e Mestres Internacionais que também virão de outros países da América do Sul e da Europa”.

O Niterói Chess Open vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

A programação do Niterói Chess Open inclui as seguintes competições: Torneio Aberto do Brasil – II Niterói Chess Open 2022, Torneio de Blitz – Nikity Blitz 2022, Torneio Niteroiense de Xadrez Escolar 2022 e Simultânea com o Grande Mestre Renato Quintiliano. Os detalhes da programação, assim como outras informações sobre o evento, podem ser encontrados em www.niteroichessopen.com.br.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top