Niterói vai participar dos 90 anos do Cristo Redentor

Programação contará com diversas atividades, entre elas, uma grande exposição no MAC Niterói vai participar das comemorações pelos 90 anos...

Programação contará com diversas atividades, entre elas, uma grande exposição no MAC

Niterói vai participar das comemorações pelos 90 anos do Cristo Redentor, celebrado no dia 12 de outubro. Nesta terça-feira, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, assinaram um termo de cooperação inserindo a cidade no calendário de atividades, que vai se estender até o mês de novembro.

A programação terá início em setembro, com a abertura da exposição “Cristo Redentor – Divina Geometria”, de Oskar Metsavaht, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, que naquele mês celebrará 25 anos. A mostra será promovida pela 11ª edição do ArtRio e une dois dos mais icônicos patrimônios arquitetônicos do estado do Rio de Janeiro. No dia 22 de novembro, quando Niterói festejará seus 448 anos, a imagem do Cristo Redentor ganhará as cores da bandeira da cidade.

O prefeito contou que haverá uma série de ações e lembrou que o Cristo está no Rio, mas, sem dúvidas, faz parte do coração e do dia a dia de Niterói e ressaltou a oportunidade de poder inserir o município na celebração dos 90 anos do Santuário. 

“Temos grande afinidade pelo Cristo, que é um patrimônio do Rio e do Brasil, mas também é parte de Niterói. Fico muito feliz por nossa cidade estar integrada nessa programação, que vai fomentar ainda mais o turismo entre os dois municípios”, disse o prefeito.

O Padre Omar destacou que os olhos do Cristo estão voltados para Niterói e a cidade passa a ser um destaque na programação. 

“Mais do que nunca, o Cristo Redentor expressa seu amor pelo povo brasileiro e pelas grandes cidades do país. Muitas parcerias e ações de convergência virão”, afirmou.

O presidente da Neltur, Paulo Novaes, que também participou da assinatura do termo de cooperação, ressaltou a importância da parceria para Niterói. 

Cidades unidas pela arte

“As duas cidades sempre estiveram muito interligadas, cada uma com suas características. Niterói já foi a capital do Estado do Rio de Janeiro, e hoje a capital está do lado de lá. É muito natural que neste momento estejamos unidos. Essa parceria não termina aqui. Niterói é uma cidade preparada, com muitos equipamentos. Temos o segundo maior acervo do arquiteto Oscar Niemeyer no mundo, muitas igrejas e equipamentos religiosos, ainda assim, certamente temos muito a crescer”, pontuou.

Um circuito de luzes, promovendo efeitos especiais entre o Cristo e o MAC, também acontecerá durante as comemorações, partindo do ArtRio, na Marina da Glória. E uma luneta será instalada na escadaria do Santuário Cristo Redentor apontando para o museu niteroiense.   

A presidente da ArtRio, Brenda Valansi, enfatizou que esta será uma grande oportunidade de mostrar a união das cidades. 

“Esta união será com conteúdo artístico, integrando o Cristo e o MAC, que é um importantíssimo equipamento cultural brasileiro, e a ArtRio, que vem aí para sua décima primeira edição, fazendo parte desse calendário de comemorações”, finalizou.

Fotos: Berg Silva e Ricardo Stuckert/ Fotos Pública

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top