NitTrans realiza capacitação em segurança viária

Na última quarta-feira (01/06) uma equipe do Setor de Educação para o Trânsito da NitTrans participou do terceiro módulo da…

Evento instruiu professores a criar atividades para desenvolver a temática do trânsito dentro da sala de aula

Na última quarta-feira (01/06) uma equipe do Setor de Educação para o Trânsito da NitTrans participou do terceiro módulo da 4ª Jornada de Capacitação em segurança viária, legislação, educação para o trânsito e sustentabilidade para docentes.

Na última quarta-feira (01/06) uma equipe do Setor de Educação para o Trânsito da NitTrans participou do terceiro módulo da 4ª Jornada de Capacitação em segurança viária, legislação, educação para o trânsito e sustentabilidade para docentes. O evento ainda faz parte da programação do Maio Amarelo, campanha proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é diminuir o número de acidentes no trânsito e preservar a vida nas vias e rodovias. Este módulo específico apresentado aos docentes, tem como base a primeira infância, cidadania e a integridade no trânsito. A capacitação aconteceu no auditório Darcy Ribeiro, na Casa Amarela, no Centro.

Os professores participaram de duas palestras, que foram ministradas pelo consultor de integridade da Controladoria Geral do Município, Arlindo Rocha, e pela consultora de urbanismo voltado para a primeira infância da iniciativa Urban95, Ana Claudia Fernandes Maciel. As palestras tiveram como tema “A integridade como indutora de um trânsito mais seguro” e “A cidade e a criança: O despertar da criança na cidade”, respectivamente.

Apesar da integridade não ser comumente associada ao trânsito, ela é um tema transversal, podendo ser abordada em qualquer disciplina. Contudo, a NitTrans acredita que seja fundamental abordá-la dentro da temática do trânsito para que no futuro tenhamos uma sociedade com valores de integridade sólidos e com uma participação social mais efetiva em temas como esse.

“Participar dessa capacitação para os professores foi um momento de reflexão e de pesquisa. Nossa ideia era trazer um conteúdo que fosse palatável e interessante, com o propósito de mostrar a importância de tratar o tema da integridade ligada ao trânsito dentro da escola. Falar sobre integridade é, sobretudo, falar de pessoas com a capacidade de exercer uma reflexão sobre as suas ações cotidianas. A sociedade evoluiu e não podemos continuar repetindo os erros do passado”, disse Arlindo Rocha.

A parceria entre diversos setores da prefeitura com a iniciativa Urban 95 visa formar cidadãos que desde o início do seu desenvolvimento já pensem na cidade e olhem para o outro. Assim, a capacitação visa propiciar um espaço para discutir esse tema com os educadores, para que posteriormente eles possam levar essa discussão para as crianças.

“Nós entendemos que os educadores são os tradutores das mensagens que levamos. Construir a cidade junto com a criança é mais importante do que impor a cidade a ela. Dessa forma, nossa missão é ajudar a construir um cenário de onde ela vive e apresentar quais são seus direitos e deveres”, explicou Thiago Brito, consultor de urbanismo voltado para a primeira infância da iniciativa Urban 95.

Durante o encontro, foi realizada uma dinâmica entre os professores para que eles pudessem construir uma atividade, respeitando a pluralidade do local onde trabalham, em que eles aplicassem o conhecimento que estão aprendendo na capacitação e passassem o conhecimento aos seus alunos.

 “A jornada de capacitação está sendo importante, pois nos permite a socialização de conhecimentos e abordagens pedagógicas sobre a relação trânsito e educação. Momentos como esse fomentam o desenvolvimento de novas tecnologias de ensino de um tema que é por vezes deixado de lado”, comentou Thiago Machado, professor da Escola Municipal Alberto Francisco Torres.

A quarta edição da Jornada de Capacitação em segurança viária, legislação, educação para o trânsito e sustentabilidade para docentes terá seu próximo e último encontro no dia 08 de junho e terá como tema Saúde e Sustentabilidade: Emergências Climáticas e a Mobilidade Urbana.

Foto: Divulgação

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top