OAB Niterói realizou o II Seminário da visibilidade LGBT+
A OAB Niterói, através da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, presidida por Matheus Sena, promoveu no último dia 11 de abril o “II Seminário da Visibilidade LGBT+”.
Com abertura do presidente Pedro Gomes, evento aconteceu no auditório da entidade, com a parceria das comissões OAB Mulher, presidida por Andréa Coutinho; Direitos Humanos e Cidadania, por Guido Tiepolo; Ação Social e Integração Comunitária, Jeane Viviani, e ESA Niterói, dirigida por Júnior Rodrigues.
Além de Pedro Gomes, a mesa de abertura foi composta pelos integrantes da OAB Niterói: Matheus Sena, Antonio Marconi, secretário-geral; Júnior Rodrigues, Andréa Coutinho e Gabriel Nogueira, presidente da Comissão OAB Jovem, além de Henrique Rabello, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RJ.
Durante o seminário, foram homenageados o Grupo Diversidade Niterói (GDN), representado por Vinícius Coelho, e Mães da Resistência, inúmeros conselheiros, presidentes e delegados de comissões da OAB Niterói.
Ao abrir o seminário Pedro Gomes destacou:
“O Seminário sobre Diversidade Sexual e de Gênero promovido pela nossa OAB Niterói é mais do que um evento — é um passo importante na construção de uma sociedade mais igualitária, inclusiva e respeitosa. Ao abrir espaço para o diálogo e a conscientização, reafirmamos nosso compromisso com os direitos humanos e com uma advocacia que representa a todos e todas.”
Matheus Sena agradeceu a presença de todos, o apoio das comissões parceiras e os palestrantes do evento. E destacou a importância de abordar a Visibilidade LGBT+:
“O ‘II Seminário da Visibilidade LGBT+’ marcou o início dos trabalhos da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Niterói no ano de 2025. O evento, ocorrido na última sexta-feira, foi um sucesso, e contou com a presença de pessoas interessadas e engajadas na causa e na promoção dos Direitos desta parcela da população. Com temas voltados à aplicação de políticas antidiscriminatórias, combate à LGBTI+fobia e experiências pessoais, o evento foi capaz de tornar visível os objetivos das pessoas LGBT+ na sociedade, e como elas veem sua situação atual. Não apenas isso, foi capaz de demonstrar a importância das pessoas que são aliadas da causa e trazer à tona a atuação delas na promoção de direitos e da cidadania das pessoas LGBT+.”
Ele continuou:
“Estamos aqui hoje com as instituições e os movimentos sociais, mostrando que a Ordem dos Advogados é uma parceria viável. Aqui temos o dever de promove a cidadania.”
O Seminário contou com a participação dos seguintes expositores: as advogadas Núbia Martins e Vanessa Leonardo, Jonathan Domingues, doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência; Samuel Souza, inspetor de polícia civil da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (Decradi); e Felipe Carvalho, subsecretário da Coordenação de Direitos Difusos e Combate à Intolerância Religiosa (Codir).
Durante a apresentação do seminário tomaram posse os seguintes delegados da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero: Gabriela Martins Cola e Vanessa Rocha de Oliveira Canella. E os colaboradores: Júlio César Rodrigues, Lucas Oliveira da Luz, Anna Luiza Feijó, Jonathan Machado Domingues e Aretha Regina Salles.
Fotos: liliandacosta_
#advocacia #oabniteroi #esaoabniteroi #oabrj #cfoab #caarj
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".