NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652


Temporais na cidade: Prefeitura realiza ações preventivas

Ações, que deveriam ser constantes ao longo do ano, incluem contenção de encostas, limpeza de bueiros, rios e poda de…

A Prefeitura de Niterói está investindo em ações de prevenção para minimizar os impactos dos temporais na cidade, especialmente durante o verão. Além das obras de contenção de encostas realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) também estão realizando ações de zeladoria constantemente.

Segundo a Emusa, Em 2023, houve um investimento total de R$ 236 milhões em mais de 80 obras de contenção de encostas em diferentes pontos de Niterói, sendo que 57 delas já foram concluídas. Desde 2013, os investimentos nessa área ultrapassaram R$ 500 milhões.

Segundo a assessoria da Prefeitura “essas obras são fundamentais para salvar vidas, mesmo que nem sempre sejam visíveis. Eles são realizados com base em um minucioso trabalho de análise, seguindo o Plano de Gerenciamento e Prevenção de Riscos, e fazem parte do eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 anos, que busca promover a dignidade e garantir a qualidade de vida por meio da defesa do clima”.

A Seconser realizou a limpeza de 74.334 metros de rios e canais, mais de 4,7 mil caixas e mais de 29 mil metros de rede no ano passado. Também foram feitas quase 5 mil podas de árvores. A contribuição da população por meio do aplicativo Colab foi fundamental para auxiliar as equipes nesses trabalhos.

A Clin, por sua vez, retirou 3.863 kg de resíduos de 1.261 bueiros da cidade somente em dezembro. Durante as chuvas da semana passada, mais de 800 homens trabalharam nas ruas para remover os resíduos acumulados e minimizar os transtornos causados ​​pelos temporais. A Companhia também auxiliou na normalização do tráfego de veículos, removendo resíduos das ruas. A contribuição da população, por meio do aplicativo Colab, é essencial para direcionar o trabalho das equipes e melhorar ainda mais a eficiência dessas ações.

Para os moradores da cidade, principalmente os contribuintes residentes nas localidades onde se formam os bolsões de água, os investimentos deveriam ser feitos ao longo de todo ano, para que não sejam necessárias obras de emergência e não haja transtornos e prejuízos, como os que se viram nos últimos temporais.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




ARUC: Espetáculo de Ballet em Niterói
Nem Só de Chocolate se Vive a Páscoa
Exposição “Outras Paisagens” Inaugurada no MAC Niterói
Exposição “Cinco Convites a um Levante” de Alex Frechette em Cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Aviso de Ventos Costeiros. Severidade Grau: Perigo Potencial