UFF realiza o 1º Encontro ImpactaUFF e celebra dez anos da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da AGIR
No dia 26 de junho, a Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu o 1º Encontro ImpactaUFF, com o tema “Disruptivos por natureza, sociais por escolha”, no auditório da Agência de Inovação (AGIR), localizado no Instituto de Física, no campus da Praia Vermelha, em Niterói. O evento reuniu projetos, pesquisadores e tecnologias que nascem do impacto social, com o objetivo de propor mudanças a partir das vivências e experiências da UFF. Durante a abertura, o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou a importância da iniciativa:
“Eventos como este são essenciais para reafirmarmos o papel da universidade pública como agente de transformação. O conceito de Tecnologia Social está diretamente ligado à escuta ativa da sociedade, à identificação de demandas concretas do cotidiano e à construção coletiva de soluções inovadoras e acessíveis, capazes de promover inclusão e desenvolvimento”, explicou o reitor.
A iniciativa também marca os 10 anos da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, vinculada à AGIR — Agência de Inovação da UFF —, órgão integrante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Proppi).
“Estamos celebrando uma década de Tecnologias Sociais na UFF, uma área que começou a ser estruturada na universidade com o professor Roberto Kant, à época pró-reitor da Proppi. Foi uma ação pioneira — poucas universidades fluminenses têm um setor voltado exclusivamente a essa temática. Hoje, a UFF desenvolve ações consistentes não só em Niterói, mas também em diversos municípios onde está presente”, afirmou Mônica Savedra, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação.
O diretor da AGIR, professor Ricardo Leal, ressaltou a trajetória de consolidação da UFF na área de Tecnologias Sociais desde a criação da Coordenação, que agora inicia um novo ciclo de gestão.
“Avançamos significativamente ao longo dos anos sob a liderança da professora Luciane Patrício, que desempenhou um papel fundamental na estruturação e no fortalecimento dessa área estratégica. Agora, damos as boas-vindas à professora Thelma Machado, que assume o desafio de dar continuidade a esse trabalho tão relevante. Este é também um momento de reconhecimento — ao professor Roberto Kant, por ter iniciado esse caminho, à professora Luciane, por sua dedicação, e à nova coordenação, pela disposição em seguir promovendo a transformação social por meio da inovação”.
Uma década de Tecnologias Sociais na UFF
Criada em 2015 como uma das vertentes da AGIR, a área de Inovação e Tecnologias Sociais tem como missão incentivar, mapear e divulgar projetos de tecnologia social desenvolvidos ou apoiados pela UFF. A proposta articula docentes, estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral, promovendo o diálogo entre o saber científico e os saberes populares, em busca de soluções sustentáveis para problemas sociais.
O conceito de Tecnologia Social, embora diverso, parte de princípios fundamentais: atuar diretamente sobre problemas sociais, valorizar o conhecimento local, ser de baixo custo e reaplicável, além de promover a autonomia dos envolvidos. Trata-se de uma abordagem que rompe com a lógica da inovação voltada ao mercado, colocando o desenvolvimento humano no centro.
Desde 2016, a UFF promove encontros, debates e publicações sobre o tema. Em 2017, foi lançado o primeiro Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, por meio da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da AGIR. Publicado anualmente, o catálogo reúne experiências desenvolvidas na universidade, em diferentes estágios de implementação, nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
As experiências são selecionadas por meio de edital e passam a integrar um banco de dados que visa não apenas dar visibilidade às ações, mas também possibilitar sua reaplicação em outros contextos. O mapeamento busca consolidar a memória institucional da UFF em relação à inovação social, além de fortalecer o papel da universidade pública no enfrentamento das desigualdades sociais.
É possível conhecer os projetos e acessar os catálogos já publicados acessando o link a seguir: http://tecnologiasocial.uff.br/
Homenagem a professores
Durante o evento, foram homenageados o professor Thiago Renault, ex-diretor da AGIR, pelo trabalho desenvolvido na área da inovação; a professora Luciane Patrício, por sua dedicação e trajetória à frente da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais; e o professor Roberto Kant de Lima (in memoriam), representado por sua irmã, professora Andreia Sotto Maior.
Kant foi professor emérito da UFF, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e docente dos departamentos de Antropologia, Direito Público e Segurança Pública. Considerado um dos principais antropólogos brasileiros da atualidade, sua trajetória é marcada pela dedicação à universidade pública e pelo compromisso com uma academia mais inclusiva, crítica e de excelência.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".