5ª Semana de Inovação no Setor Público traz exemplos de gestão em Niterói

A Prefeitura de Niterói foi destaque ao apresentar dois casos de sucesso em inovação na 5ª Semana de Inovação do...

A Prefeitura de Niterói foi destaque ao apresentar dois casos de sucesso em inovação na 5ª Semana de Inovação do Setor Público, que aconteceu de 4 a 7 de novembro, em Brasília (DF). O evento foi realizado pelo Ministério da Economia, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Tribunal de Contas da União (TCU) e Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso). Daniel Caldas Gaspar, diretor da Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de Niterói e Gabriel Soares da Costa, analista de políticas públicas e gestão governamental do município, apresentaram os resultados da ODS Week e do Hacknit durante o evento, que analisou projetos inovadores no serviço público em todo o país.

“O tema desse evento foi governo para as pessoas, e a Prefeitura de Niterói tem sido um exemplo, tanto pelas nossas políticas de transparência e participação popular, como pelo uso de novas tecnologias para aproximar a gestão dos cidadãos. Iniciativas como o orçamento participativo da juventude, HackNit, ODS Week, criação e expansão da plataforma digital urbana e a linha de cooperação na área de ciência e tecnologia com a UFF são exemplos do uso da inovação para a solução dos desafios da cidade”, destaca Axel Grael, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, pasta responsável pelos projetos.

Segundo a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, a inovação no setor público pública deve ter o propósito de melhorar o atendimento ao cidadão.

“Niterói tem se destacado por ser uma cidade com experiências inovadoras em gestão. Nós já apresentamos a experiência do Colab, de trainees na administração pública, e agora o Hacknit e a ODS Week. São ações que visam a dar saltos de qualidade na gestão, sempre com o objetivo de melhorar os serviços para a população”.

Daniel Caldas Gaspar detalhou a ODS Week, realizada em maio deste ano com o apoio da ONU Habitat, Colab e WeGov. O evento divulgou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, e buscou motivar servidores da Prefeitura de Niterói a desenvolver propostas para a solução de problemas da cidade, alinhados aos ODS.

Foram listados sete desafios: como combater a distorção idade-série na rede municipal de educação; como ampliar a cobertura pré-natal; como melhorar os índices de congestionamento; como propiciar um ambiente favorável para a instalação de startups; como ampliar a reciclagem de resíduos sólidos; como ampliar a participação digital nas zonas periféricas do município; e como diminuir a população em situação de rua. Os três melhores projetos, desenvolvidos por equipes constituídas por servidores de mais de um órgão da administração municipal, foram premiados.

Gabriel Soares da Costa apresentou o Hacknit, maratona tecnológica promovida pela Prefeitura de Niterói em setembro para apresentação de propostas inovadoras para atender demandas na administração de uma cidade.

Na edição deste ano, as soluções pedidas aos participantes foram nas áreas de gestão do reparo do mobiliário urbano; redução da evasão escolar; gestão e preservação das unidades de conservação da cidade; compilação de dados para recriar as condições do ir e vir com segurança; sustentabilidade e mudança de paradigma; fiscalização de posturas; identificação de novas construções em área de risco e proteção ambiental; e acompanhamento de gestantes na rede pública municipal com o objetivo de reduzir a mortalidade fetal e infantil.

O evento teve como objetivo inserir a agenda de inovação no centro da estratégia de governo, de modo a acelerar o progresso rumo à solução dos desafios do setor público. Entre os temas abordados nesta edição estão: experiência do usuário no setor público; transformação digital; tecnologias exponenciais; formulação de políticas baseadas em evidências; e inteligência artificial em políticas públicas.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top