PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Professor da UFF recebe prêmio nacional na área do Turismo


O professor Marcello Tomé, do Departamento de Turismo da UFF, recebeu o Prêmio Nacional Abbtur: Mérito & Talento, na categoria Pesquisador Científico. A premiação aconteceu no último dia 9, durante a Exposição da Associação Brasileira de Agências de Viagens (AbavExpo 2025). Realizada entre os dias 08 e 10 de outubro, a exposição é considerada o maior evento de Turismo e negócios da América Latina e reuniu aproximadamente 42 mil participantes do Brasil e do exterior no Riocentro, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O prêmio, que está em sua XI edição, é promovido pela Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo e Profissionais do Turismo (Abbtur), que tem como um dos principais norteadores a qualidade da formação, o mercado de trabalho e um turismo efetivamente melhor para todos. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel dos turismólogos que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento sustentável, criativo e inovador do turismo brasileiro. A condecoração, considerada a maior do país na área, é dividida entre as categorias profissional, acadêmica e gestão. 

Marcello é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da universidade  (PPGTUR) e atua com um dos líderes do grupo de Pesquisa Ambiente, Cultura, Turismo e Hospitalidade (ACTH), cujas linhas de pesquisa focam em Turismo e Acessibilidade; Turismo e Segurança Pública e Turismo e Patrimônios. Na categoria de produção científica, são avaliados critérios como trajetória acadêmica dos professores e pesquisadores, produção de pesquisa, artigos ou estudos, inovações e impacto da ciência para o Turismo. 

Para o docente, receber esse prêmio significa o reconhecimento nacional da pesquisa feita pela instituição no setor de Turismo. “A premiação chancela não apenas uma atuação individual, mas sim um trabalho coletivo, por meio de ações de pesquisa e extensão que desenvolvemos na Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. Receber esta homenagem me faz ter mais convicção que estamos no caminho certo, agindo com ética e comprometimento em prol de um Turismo que respeite a diversidade humana, auxilie na conservação dos patrimônios ambiental e cultural, além da promoção do bem-estar das populações envolvidas e da manutenção das suas tradições”, compartilha.

O PPGTUR integra a Rede Unitwin Unesco no âmbito da Cultura, Turismo e Desenvolvimento. Formada por 30 universidades pelo mundo, a rede colabora na promoção de uma visão ética e responsável do Turismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável e a valorização da diversidade cultural. 

“Por meio do programa de pós-graduação, desenvolvemos pesquisas que analisam a relação dos riscos à vida e à integridade física e psicológica das pessoas como fatores restritivos ao Turismo, analisando a violência e criminalidade, terrorismo, guerras, preconceitos, saúde pública, desastres ambientais etc. Também realizamos pesquisas sobre turismo acessível e, no último edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), fomos agraciados com recursos para desenvolvermos uma pesquisa sobre a acessibilidade nos Patrimônios Mundiais pela Unesco no Brasil, mais especificamente nas cidades do Rio de Janeiro, Paraty, Brasília e Goiás”, explica Tomé.

O professor destaca que o Turismo, além de ser uma importante atividade econômica que movimentou globalmente cerca de 1,9 trilhão de dólares em 2024, também é um fenômeno de caráter socioespacial que precisa ser pesquisado a partir de distintos norteadores. 

“A Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF tem contribuído em prol de um turismo mais sustentável, inclusivo e inovador. Temos muitas frentes de pesquisa e ações de inovação que contribuem com a disseminação do conhecimento na área. Algumas destas pesquisas estão direcionadas aos agricultores familiares e aos territórios quilombolas e indígenas em todas as regiões do Brasil, dialogando fortemente com comunidades tradicionais e auxiliando os gestores públicos em políticas e ações efetivas em prol das comunidades receptoras, a partir de modelos que garantam experiências turísticas memoráveis e comprometidas com a sustentabilidade”, conclui Tomé. 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário