PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Reunião discute avanços na implantação do Programa Bandeira Azul na Praia do Foguete


A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, realizou, nesta terça-feira (26), no bairro Foguete, mais uma reunião do Comitê Gestor de Praia Bandeira Azul. O encontro teve como objetivo avançar nas discussões sobre os critérios necessários para implantação da certificação internacional na Praia do Foguete, abordando futuras ações. Além de representantes do Poder Público, a reunião contou com a presença de moradores, empreendedores locais e representantes de instituições parceiras do projeto.

Este ano, a Praia do Foguete, juntamente com a Praia do Pontal do Peró, foi pré-aprovada para concorrer ao selo Bandeira Azul na modalidade de temporada curta. A etapa atual exige que todas as adaptações necessárias sejam concluídas até dezembro. Para obter o selo, a praia deve atender a 34 exigências, que incluem a qualidade da água, acessibilidade, presença de guarda-vidas, áreas de escape, segurança e beleza cênica, dentre outros requisitos.

Na ocasião, os participantes da sociedade civil tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões e demandas relativas à praia, além de serem informados sobre os encaminhamentos e medidas já tomadas em relação ao atendimento dos critérios do programa por parte do governo municipal. Durante a reunião, também foi iniciado o preenchimento do chamado “Mapa Falado”, parte importante da elaboração dos estudos de capacidade de carga das praias, em que a percepção da comunidade local contribui para um diagnóstico mais preciso da realidade de uso da praia. Este estudo fundamenta o planejamento da gestão costeira e é essencial na busca por um turismo sustentável.

A coordenadora local do programa, Luísa Rieth, falou sobre a fase atual. “Esse processo é coletivo, reunimos secretarias municipais de diferentes áreas, além de coletivos, associações, moradores, comerciantes e empreendedores, para que todos possam contribuir com a gestão sustentável da praia através do programa Bandeira Azul”, explicou.

Entre os presentes esteve o vice-presidente da Associação de Moradores da Praia do Foguete, Hudson Garcia. “As reuniões têm contado com a participação de pessoas das mais variadas áreas e competências, o que permite uma enorme evolução das ideias e soluções. E a parceria e colaboração com a Prefeitura, por sua vez, é imprescindível para alcançarmos o cumprimento dos requisitos do programa. Estamos muito otimistas, pois praticamente todas as medidas necessárias foram encampadas pelas secretarias competentes. A associação dos moradores está a disposição para o que for necessário”, destacou.

Também participaram do encontro representantes da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf), das secretarias municipais de Gestão Territorial e Economia Azul; Esporte e Lazer; e Mobilidade Urbana, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) campus Cabo Frio e do Instituto Escola do Mar (IEMAR).

Sobre o Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é reconhecido em mais de 50 países e destaca praias e marinas que cumprem critérios rigorosos de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental, e funciona sob a coordenação da Fundação para a Educação Ambiental (FEE). No Brasil, o selo tem ganhado força como uma chancela de excelência, valorizando destinos turísticos comprometidos com a preservação ecológica, a acessibilidade e o desenvolvimento econômico sustentável.

No caso das praias, são avaliados 34 critérios, sendo 25 obrigatórios e nove orientativos, que não são eliminatórios, mas recomendados. Os critérios estão organizados em quatro grandes áreas: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços. A certificação é renovada anualmente, o que exige constante monitoramento e engajamento da comunidade local e do poder público.

Em novembro de 2024, a Praia do Peró, em Cabo Frio, recebeu a certificação pela sétima vez consecutiva, destacando-se entre as praias brasileiras que atendem aos critérios de qualidade ambiental, segurança e turismo sustentável, estabelecidos pelo programa. A cerimônia de entrega do selo internacional ocorreu em Salvador-BA e a bandeira foi hasteada na orla da Praia do Peró no início de dezembro de 2024, marcando o início da temporada 2024/2025.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".