PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF inaugura novo centro de produção de nitrogênio líquido no Laboratório Multiusuário de Criogenia


No dia 23 de outubro, a UFF inaugurou o novo centro de produção do Laboratório Multiusuário de Criogenia (Crio-UFF), instalado no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no campus da Praia Vermelha, em Niterói.

O Crio-UFF, responsável pela produção, armazenamento e distribuição de nitrogênio líquido, atende a vários cursos de graduação, programas de pós-graduação e mais de 50 pesquisadores da UFF, além de outras instituições.

O nitrogênio líquido possui uma ampla gama de aplicações científicas, industriais e médicas, devido à sua capacidade de atingir temperaturas extremamente baixas. Na pesquisa científica, por exemplo, ele é utilizado para o resfriamento de equipamentos sensíveis, criopreservação de amostras biológicas (como células, tecidos, embriões e material genético), além de experimentos que exigem controle térmico rigoroso.

De acordo com o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a inauguração representa um passo importante na consolidação de mais uma infraestrutura científica de ponta na universidade. “É uma decisão institucional importante, na qual tivemos o apoio e articulação de diversas lideranças, para que os pesquisadores da UFF possam atuar em um ambiente verdadeiramente multiusuário, onde compartilham recursos e desenvolvem ciência de forma colaborativa. Esse novo espaço permite que a pesquisa floresça e alcance patamares ainda mais altos e relevantes para a sociedade”, afirma.

Além de apoiar o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), o Crio-UFF também atende a instituições de ensino e pesquisa externas à universidade e é credenciado desde 2018 no Programa de Gerenciamento de Equipamentos Multiusuários (Progem). “Mantemos um apoio contínuo a essa infraestrutura, tanto do ponto de vista institucional quanto operacional, incluindo a destinação de um veículo totalmente adaptado para o transporte de nitrogênio líquido aos laboratórios que contam com um circuito de distribuição”, completa Antonio Claudio.

Já para a coordenadora do Crio-UFF, Carla Carvalho, o segundo centro de produção representa uma expansão significativa na produtividade do laboratório. “Com o segundo liquefator do Crio-UFF, passamos a produzir mais 15 litros de nitrogênio líquido por hora e esse avanço garante autonomia à universidade no atendimento às diferentes áreas de pesquisa de maneira sustentável, fortalecendo a infraestrutura científica de excelência da UFF”, conclui a pesquisadora.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário