Editais abertos para a 78ª Reunião Anual da SBPC: o maior congresso científico do país em 2026
A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a cidade de Niterói preparam-se para um feito histórico: sediar a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior e mais importante evento científico do Brasil. Sob o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, a edição de 2026 propõe um debate amplo sobre o papel estratégico da ciência na promoção de um Brasil mais justo, sustentável e autônomo. O encontro, que deve atrair mais de 50 mil pesquisadores e estudantes de todo o país, ocorrerá entre 26 de julho e 1º de agosto do próximo ano, com atividades centradas no Campus Gragoatá e em espaços públicos estratégicos, como o novo Distrito de Economia Criativa e Inovação conhecido como ‘Estação Cantareira’.
A escolha da UFF como sede para o retorno da Reunião ao estado do Rio de Janeiro após mais de três décadas, foi recebida com grande entusiasmo pela administração universitária. O reitor, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou a magnitude do momento: “Sediar a SBPC é um momento histórico para a UFF e para Niterói. Receber este evento, que reúne os maiores nomes da ciência brasileira junto à sociedade, reflete nosso compromisso com a excelência acadêmica e com o papel estratégico da universidade pública no desenvolvimento nacional, na inclusão social e no desenvolvimento da cidadania pela ciência. A UFF se orgulha de ser palco desse diálogo transformador, que, seguramente, trará avanços e gerará impactos reais e positivos para a população do país”. O reitor destacou, ainda, que a cidade, com sua tradição cultural e vibrante vida intelectual, é o ambiente perfeito para este encontro que fortalece a pesquisa, a educação e sua conexão com a sociedade.
Parceira estratégica na organização do evento, junto à UFF e a SBPC, a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN) tem papel fundamental na preparação, organização e logística da Reunião. A atuação conjunta, formalizada por um termo de cooperação assinado em julho deste ano, inclui a cessão de espaços públicos para a montagem de estruturas e a realização das atividades.
Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, receber a reunião anual da SBPC em Niterói posiciona a cidade como um polo de inovação, educação e sustentabilidade, além de impulsionar o turismo. “Esse é mais um exemplo da nossa parceria de sucesso com a UFF em diversas áreas. Será uma grande festa de ciência e da cultura, um marco histórico para o município, que reforça sua vocação como parque tecnológico e de pesquisas”, comemora o prefeito.
Edital aberto: participe da programação
A Comissão Científica Local lançou o edital para a submissão de propostas de atividades. O convite é um estímulo para que a comunidade interna da UFF e de Niterói contribua ativamente para o sucesso do evento. O período de inscrições vai de 10 de outubro a 10 de novembro de 2025. Podem participar servidores (docentes e técnicos-administrativos) e pesquisadores da UFF e de outras instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro. São aceitas propostas para conferências, mesas-redondas, minicursos e web minicursos. A participação é uma oportunidade para promover a ciência desenvolvida na universidade e consolidar a relevância de Niterói no cenário científico nacional.
Acesse aqui o edital com todas as informações para submissão de projetos
O tema proposto foi construído de forma coletiva entre a SBPC e a UFF. A presidente da entidade, Francilene Procópio Garcia, explicou que a ciência deve estar no centro do debate para mostrar que é “um bem público, motor do desenvolvimento e instrumento de cidadania”. A secretária-geral da SBPC e coordenadora geral do evento, Andrea Macedo, complementou que o objetivo é “promover uma reflexão sobre o Brasil que queremos, a educação que almejamos e a ciência que precisamos”.
IACS Novo da UFF. Foto: Institucional/SCS/UFF
Comunidade acadêmica já se prepara para o evento
O entusiasmo com o evento é compartilhado por toda a comunidade da UFF. A professora Thaiane Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFF) e coordenadora do Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação (CODES) da UFF, vê na Reunião Anual uma chance de reforçar a valorização da ciência: “A SBPC na UFF em 2026 será um marco para reafirmar o compromisso da universidade pública com o futuro do Brasil. Receber o maior evento nacional de ciência e tecnologia do país em nossa universidade é celebrar o conhecimento como força transformadora. A realização do evento representa não apenas um reconhecimento da importância da UFF, mas também um convite para seguirmos defendendo, com ainda mais força, a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.”
Para a docente, a reunião é uma oportunidade de aprendizado e de diálogo com pesquisadores, professores e movimentos sociais de todas as regiões do país. “Além disso, fortalece a compreensão de que a ciência só cumpre seu papel quando está a serviço do povo. Nesse contexto, o evento é um convite para pensarmos juntos o Brasil que queremos construir, com mais conhecimento, diversidade, justiça social e esperança no futuro do país”.
A perspectiva estudantil reforça ainda a importância política do evento. A aluna Thainá Luz, do 8º período de Ciências Sociais (licenciatura), expressou o orgulho de sua geração. “Receber o evento com tema ‘Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão’, é para o corpo estudantil, especialmente nós, estudantes da graduação, um orgulho imenso por sua relevância para o cenário científico e educacional do país. Ver a universidade pública ser o espaço que acolhe debates sobre soberania nacional, desenvolvimento científico e tecnológico, inclusão e democracia é um sinal potente do momento atual: tempos em que o governo defende que o conhecimento volte a ser compreendido como pilar da transformação social. Portanto, a presença da SBPC na UFF reafirma o papel das universidades públicas como espaços de resistência, de construção coletiva do saber e de compromisso com o futuro do Brasil”.
O papel estratégico da universidade na organização do evento
Em atenção à complexidade logística e acadêmica de receber um evento dessa dimensão, a UFF mobilizou sua comunidade em uma vasta estrutura de trabalho, composta por mais de dez Comissões e Subcomissões com atribuições detalhadas, transformando a universidade em um grande canteiro de planejamento e trabalho coletivo que agrega docentes, técnicos administrativos e estudantes.
Campus do Gragoatá – UFF. Foto: Institucional/SCS/UFF
A Comissão Executiva Local (CEL), que está no centro da organização do evento, age para o cumprimento de todos os compromissos assumidos pela UFF, além de ser o elo entre as subcomissões e a Comissão Executiva Central (CEC), responsável pelas ações da SBPC. A CEL viabiliza as necessidades das demais comissões no âmbito da sua atuação e participa, através de seus representantes, de reuniões da CEC.
A espinha dorsal acadêmica do evento é a Comissão Científica Local (CCL), grupo responsável por planejar e coordenar a programação científica, o que inclui desde a elaboração do edital e a avaliação das propostas de conferências e mesas-redondas, até a gestão completa do processo de submissão e seleção de trabalhos científicos.
Ao lado da CCL, atuam as Comissões Temáticas, que garantem a pluralidade do evento. A Comissão SBPC Gênero, Diversidade e Equidade tem por objetivo refletir as interseccionalidades de gênero, raça/etnia e classe social nas políticas públicas, promovendo debates sobre a presença das mulheres na ciência e incentivando o conhecimento crítico sobre equidade e enfrentamento às discriminações. A Comissão SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais organiza atividades culturais para discutir temas afro-indígenas do Brasil contemporâneo, garantir a participação ativa de lideranças desses povos, assim como contribuir para a inclusão de pautas decoloniais na programação geral.
Já a Comissão da SBPC Jovem organiza a programação voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, visando despertar o interesse de crianças e jovens pelo conhecimento científico e tecnológico. A programação cultural é coordenada pela Comissão da SBPC Cultural, que planeja e executa a agenda de manifestações locais e regionais, sendo a responsável por buscar patrocínios e coordenar os editais de atividades artísticas.
No eixo de Gestão e Logística, destacam-se a Comissão de Gestão e Planejamento, encarregada do acompanhamento estratégico e do planejamento orçamentário do evento, controlando despesas e assegurando a transparência fiscal. A Comissão de Contatos Institucionais trabalha na captação de recursos locais e estaduais, articulando-se com a SBPC para buscar patrocínios. A Comissão de Infraestrutura coordena toda a logística física no campus, organizando aspectos vitais como alimentação, alojamento, segurança, transporte, informática e a adequação de auditórios e salas de aula.
As demais comissões são cruciais para a experiência do participante. A Comissão de Comunicação é responsável por planejar e executar a divulgação, desde a criação da identidade visual até a gestão do site, redes sociais e assessoria de imprensa, para garantir que a informação chegue à comunidade acadêmica e à sociedade. A Comissão de Acessibilidade atua de forma transversal para assegurar que as necessidades das pessoas com deficiência (PcDs) sejam plenamente atendidas e permitir a presença de intérpretes de Libras e circulação segura. Por fim, a Comissão de Ética e Integridade trabalha para fornecer um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo, ao elabora e divulgar um código de conduta específico para prevenir e enfrentar qualquer forma de assédio ou discriminação.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".