UFF inaugura Laboratório de Inovação em Biotecnologia
A Universidade Federal Fluminense inaugurou, no dia 3 de novembro, o Laboratório de Inovação em Biotecnologia (Labiotec), um novo espaço voltado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos de inovação tecnológica na área de biotecnologia. Localizado em frente ao Bloco M do campus do Gragoatá, o novo laboratório será coordenado pelo Instituto de Biologia, com apoio da Agência de Inovação da UFF (Agir), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e da fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O Labiotec é fruto de um projeto patrocinado pela Faperj, por meio do Programa Integradas de Inovação das ICTs Fluminenses (2021), e tem como objetivo fortalecer a integração entre pesquisa científica, empreendedorismo e inovação, ampliando o suporte a iniciativas com potencial de impacto social e econômico. A proposta é aproximar ainda mais a universidade dos desafios do setor produtivo e da sociedade.
Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou o papel estratégico do novo espaço para a universidade e a importância do investimento contínuo em infraestrutura científica:
“Este laboratório, inaugurado hoje no Instituto de Biologia, simboliza de forma exemplar o movimento da Universidade Federal Fluminense na direção da inovação. Ele materializa a articulação entre a academia, o setor produtivo e o poder público — uma integração que, em todo o mundo, tem se mostrado essencial para o desenvolvimento de novas soluções voltadas à sociedade. Na UFF, temos construído, ao longo dos anos, uma ampla rede de inovação presente em diversos municípios, com espaços que fomentam o empreendedorismo e o surgimento de startups. São ambientes que também proporcionam aos nossos estudantes a oportunidade de aprender na prática, participando ativamente dos processos que impulsionam a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento do país”.
Momento do descerramento da placa de inauguração. Foto: Ana da Mata
Segundo o diretor da Agência de Inovação (Agir/UFF), professor Ricardo Leal, o Labiotec é o terceiro laboratório inaugurado em Niterói no âmbito do projeto patrocinado pela Faperj, somando-se aos espaços da Farmácia e da Odontologia, além da nova sede da AGIR no Instituto de Física. A iniciativa também permitiu expandir a rede de inovação da UFF com a criação de hubs em Volta Redonda, Rio das Ostras, Nova Friburgo e Petrópolis. O diretor destacou ainda que o Labiotec funcionará como um espaço compartilhado dentro da universidade.
“O Laboratório vai atender tanto startups quanto pesquisadores do Instituto de Biologia. Funcionará em um contêiner estruturado com dois departamentos — química e biologia — com equipamentos de ponta, fortalecendo uma rede essencial de desenvolvimento científico e tecnológico da UFF”.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Mônica Savedra, destacou o impacto da iniciativa para o fortalecimento do ecossistema de inovação da universidade:
“Equipamentos como o Labiotec são fundamentais para impulsionar a ciência, a pesquisa e o empreendedorismo tecnológico dentro e fora dos nossos campi universitários. Eles contribuem diretamente para a consolidação de uma rede de inovação conectada às demandas contemporâneas da sociedade e reforça o papel da universidade pública como protagonista no desenvolvimento científico e tecnológico do país”.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".