“Show das Matas” leva sons da floresta e vozes indígenas a museus da França às vésperas da COP-30
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), promove o Show das Matas, um encontro cultural que une artistas e povos tradicionais da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. O projeto realiza apresentações em Lyon e Paris, entre os dias 6 e 9 de novembro, com o objetivo de fortalecer o diálogo intercultural e a presença da cultura fluminense nas ações prévias à COP-30.
O projeto é idealizado pelo DJ e produtor MAM, criador do Demarcação Já Remix, e promove a conexão musical entre os biomas brasileiros, integrando artistas, cantos tradicionais e ritmos eletrônicos contemporâneos. As apresentações contam com a participação de Djuena Tikuna, Tupãzinho Guarani, Rodrigo Sha, Diego Janatã e um coral indígena formado por representantes Guarani, Tupinikim e Tikuna, vindos de Angra dos Reis e Maricá.
“Este encontro mostra a força da música como ponte entre culturas e biomas. Estamos levando o som das florestas brasileiras para dialogar com o mundo”, afirma DJ MAM.

O intercâmbio é viabilizado pelo edital Mobilidade RJ, da SececRJ, criado para viabilizar a circulação de projetos culturais de artistas fluminenses em todo o território nacional e também no exterior, com um investimento total de R$ 4,1 milhões. Entre os contemplados, estão nove artistas que vão à França para fortalecer a presença da cultura fluminense em espaços de prestígio internacional e ampliar o diálogo intercultural entre povos tradicionais e o público europeu.
“O Estado do Rio de Janeiro vem realizando um trabalho de internacionalização das artes, com valorização da cultura fluminense no território e para além dele. Entendemos que a nossa riqueza cultural, um dos principais ativos brasileiros para o mundo, precisa e deve ser ainda mais conhecido e projetos como o Show das Matas reforça o nosso compromisso com a cultura local e a promoção da nossa arte e ancestralidade”, reforça a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
Cultura fluminense rumo à COP-30
O Show das Matas integra as ações da SececRJ voltadas à promoção da cultura fluminense no contexto das discussões sobre sustentabilidade e valorização dos povos originários. A presença na França reforça o compromisso do Estado com a diversidade cultural, a decolonização dos espaços artísticos e a projeção internacional da arte brasileira.
Programação
6 de novembro – Musée des Confluences, Lyon
DJ MAM realiza uma trilha sonora ao vivo para o filme Amazonas, O Maior Rio do Mundo, considerado o primeiro longa-metragem rodado na Amazônia. O filme, desaparecido desde a década de 1930, foi redescoberto em 2023 no Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca e confirmado pela Cinemateca Brasileira.
8 de novembro – Musée des Confluences, Lyon
Apresentação do Show das Matas, com DJ MAM, Djuena Tikuna, Tupãzinho Guarani, Rodrigo Sha, Diego Janatã e o coral indígena Guarani Tupinikim Tikuna, unindo cânticos tradicionais e música eletrônica.
9 de novembro – Musée du Quai Branly, Paris
Encerramento da turnê com uma nova apresentação do Show das Matas, no principal museu etnográfico da França.
The post “Show das Matas” leva sons da floresta e vozes indígenas a museus da França às vésperas da COP-30 appeared first on SECEC-RJ.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".