Cultura do Estado lança projeto gratuito de formação em cinco cidades fluminenses
Para além de espaços audiovisuais, as cinco unidades do Cine+, inauguradas em 2023 nas cidades de Paraty, Guapimirim, Areal, Casimiro de Abreu e Itaocara, passam agora a exercer um novo papel: democratizar e preservar a cultura local. Foi lançado nesta segunda-feira (10/11), na Biblioteca Parque Estadual (BPE), no Centro do Rio, o projeto “RJ+Cultura”, que ofertará formações gratuitas em dança, teatro e música dentro dos equipamentos já existentes.
A iniciativa é realizada pela Cinco Elemento Produções, com apoio institucional do Instituto Cine+ e consultoria executiva do Instituto Ibero Culturais. O projeto conta com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SececRJ), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
“Nosso objetivo é que cada unidade do Cine+ se torne um espaço vivo de cultura, onde a população encontre oportunidade real de aprender, criar e se expressar. Agora, esses equipamentos também serão ponto de encontro, criatividade e preservação das culturas que fazem cada cidade única”, ressalta Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Como vai funcionar
O projeto visa democratizar o acesso à cultura por meio de aulas regulares e festivais semestrais, construindo uma forte integração com cada comunidade. A proposta é preservar e revitalizar as tradições culturais locais, criando um espaço de aprendizado, troca e expressão artística que dialoga com as raízes e a diversidade de cada cidade. Com ações formativas semanais em dança, teatro e música, o projeto integra arte ao cotidiano das comunidades, tornando a experiência cultural uma vivência contínua, acessível e significativa para todas as idades.
“Nosso compromisso é construir um ambiente inclusivo, onde a arte não seja um privilégio distante, mas um direito vivido no território. Acreditamos que cultura é pertencimento, e que toda pessoa deve ter acesso a oportunidades reais de expressão, criação e desenvolvimento, independentemente da origem, idade ou condição social. O programa promove o fortalecimento da identidade local, a valorização da diversidade cultural e o estímulo ao protagonismo comunitário”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

Para garantir impacto duradouro, o RJ+Cultura adota uma metodologia estruturada em etapas interligadas, que se complementam para formar uma jornada formativa contínua. Mais do que oferecer aulas pontuais, o programa possibilita evolução técnica e criativa, incentivando a construção coletiva de saberes e a troca de experiências entre participantes, educadores e espaços culturais.
Com duração de um ano, o RJ+Cultura prevê a formação de mais de 50 turmas nas cinco cidades fluminenses e cerca de 1.600 alunos impactados. Os ciclos formativos são semestrais e estão distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, com capacidade de até 30 alunos por horário. No total serão dois semestres de cursos e ao final de cada semestre, as turmas terão a oportunidade de apresentar o aprendizado obtido ao longo das aulas, por meio da realização de festivais que contemplem as três linguagens artísticas.
Sobre o Cine+
Cinco salas de cinema foram entregues para a população no primeiro semestre de 2023, através do projeto Cine+, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio em parceria com a Enel e realização da empresa Quitanda Soluções Criativas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O investimento total é de R$ 3.6 milhões para instalação de complexos exibidores nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty – cidades de até 250 mil habitantes.
Os espaços oferecem cerca de 1500 sessões por ano e cursos de audiovisual para jovens de forma gratuita. Agora, também funcionarão como sede para realização de cursos gratuitos de dança, teatro e música, de acordo com as tradições culturais locais.

Serviço
Oficinas de dança, teatro e música
Local: Cine+ Paraty, Guapimirim, Areal, Casimiro de Abreu e Itaocara
Data de inscrição: até o dia 20/11
Inscreva-se no curso de Dança: https://rjmaiscultura.com.br/danca/
Inscreva-se no curso de Música: https://rjmaiscultura.com.br/teatro/
Inscreva-se no curso de Teatro: https://rjmaiscultura.com.br/musica/
Outras informações no instagram: @rjmaiscultura
The post Cultura do Estado lança projeto gratuito de formação em cinco cidades fluminenses appeared first on SECEC-RJ.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".