UFF celebra 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação com lançamento de Catálogo de Tecnologias Sociais e Prêmio de Excelência
A UFF realizou, de 25 a 27 de novembro, a 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), integrando as comemorações dos 65 anos da instituição. A programação contou com oficinas e mesas-redondas, além do lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF, pela manhã, e a cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência, que também marcou o encerramento da Semana de CT&I.
No dia 25, o evento contou com a oficina “Comunicação e Softskills para o mundo profissional e acadêmico”, seguida da cerimônia oficial de abertura e da mesa-redonda “Inovação: Perspectivas e Oportunidades Nacionais e Internacionais”, ambas realizadas no Auditório da Agência de Inovação (Agir). Já no dia 26, o painel “A Voz da Pesquisa” reuniu diferentes abordagens sobre biodiversidade e biossegurança.
O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega destacou a relevância do evento para a cultura de pesquisa e inovação da universidade. “Reunir pesquisadores, estudantes e parceiros internos e externos nessa 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação demonstra nosso potencial de construir soluções em rede e de pensar caminhos para o futuro. O evento foi um sucesso e evidencia que a consolidação da pesquisa e a inovação já faz parte da cultura da UFF, em um movimento que nasce nos laboratórios e se conecta à sociedade”, afirma.
Prêmio de Excelência
Com o Prêmio de Excelência, a UFF, através da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação (Proppi), incentiva a busca pela excelência, reconhece os méritos científicos dos membros da comunidade acadêmica e premia os projetos mais inovadores. As premiações acontecem anualmente e são distribuídas em diferentes categorias: Teses, Dissertações, Monografias, Excelência Científica e Inovação, abrangendo os três grandes campos do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Sociais e Humanas.
Cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência em Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no Teatro da UFF – Foto: Divulgação
A cerimônia, realizada no dia 27 de novembro, no Teatro da UFF, reconheceu projetos, pesquisadores e equipes que se destacaram em diversas categorias, reforçando a valorização da produção científica e tecnológica da instituição. Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mônica Savedra, é importante destacar também as parcerias que fortaleceram a programação da Semana de CT&I, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que participou das atividades por meio de sua Diretoria de Tecnologia, uma colaboradora estratégica da Agência de Inovação da UFF.
“Este prêmio evidencia a qualidade do trabalho desenvolvido em nossa instituição e o esforço contínuo de nossa comunidade acadêmica. Cada iniciativa reconhecida aqui representa rigor científico, inovação e contribuição efetiva para o desenvolvimento da sociedade, valores que a UFF busca permanentemente fortalecer”, ressalta.
Confira aqui a lista de premiados.
Catálogo de Tecnologias Sociais
A 3ª Semana de CT&I foi encerrada com o lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais, publicação que reúne soluções produzidas na UFF com foco em impacto social e desenvolvimento sustentável. Para o diretor da Agência de Inovação da UFF (Agir), professor Ricardo Leal, o catálogo contribui para o fortalecimento das tecnologias sociais desenvolvidas pela universidade.
“O lançamento do Catálogo de Inovação e Tecnologias Sociais 2025 da UFF representa um marco estratégico para a universidade e para a sociedade, ao tornar visíveis experiências que articulam o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação na produção de soluções concretas para os desafios sociais, ambientais, culturais e econômicos do país”, afirma.
Lançamento do Catálogo de Tecnologias Sociais da UFF durante a 3ª Semana de CT&I – Foto: Divulgação
Ricardo acrescenta, ainda, que o catálogo é mais que um registro e funciona como vitrine e ferramenta de articulação de redes, pois reúne metodologias, projetos e tecnologias sociais que podem ser replicadas, fortalecidas e escaladas em diferentes territórios. “Ao reconhecer e sistematizar essas iniciativas, a UFF está cumprindo com a função pública da universidade de buscar reduzir as desigualdades e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aproximando a comunidade acadêmica de gestores, movimentos sociais, escolas, coletivos e demais atores que constroem, no cotidiano, práticas de transformação social”, conclui.
Clique aqui para acessar o Catálogo de Tecnologias Sociais 2025.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".