PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF promove debate com Axel Grael sobre emergência climática


A UFF promoveu, na tarde da última quinta-feira (28), a conferência “COP30: Resultados e próximos passos no enfrentamento da emergência climática”, ministrada por Axel Grael, ex-prefeito de Niterói, doutorando do Programa de Pós-Graduação  em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFF) e pesquisador em gestão ambiental. O encontro aconteceu durante a programação comemorativa dos 65 anos da UFF e reuniu estudantes, pesquisadores e gestores públicos com o objetivo de analisar os principais desdobramentos da última edição da Conferência das Partes. 

A atividade destacou os avanços e desafios discutidos em Belém (PA), bem como as oportunidades para o Brasil exercer maior protagonismo nas ações de sustentabilidade, preservação ambiental e avanço da transição energética. O evento também abriu espaço para o diálogo interno sobre como a UFF pode ampliar sua contribuição acadêmica e institucional diante do cenário climático atual, estimulando pesquisas, inovação e cooperação com governos e sociedade civil.

Para Antonio Claudio da Nóbrega, reitor da UFF, a universidade desempenha um papel essencial na construção de uma sociedade mais comprometida com o futuro do planeta:

“Discutir clima, ciência e sustentabilidade, dentro da universidade pública, faz parte do nosso compromisso com a produção de conhecimento de excelência e com a formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos que se apresentam no Brasil e no mundo. Considero essencial estarmos conectados com essas demandas e fortalecermos nossas ações de pesquisa, ensino e extensão para contribuir, de forma efetiva e inovadora, com projetos que apontem não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a adaptação da população às mudanças climáticas e para a construção de cidades mais resilientes”, compartilha o reitor.

Axel fala sobre o que é a Conferência das Partes

A partir de sua trajetória na área ambiental e de sua atuação à frente da Prefeitura de Niterói, Grael refletiu sobre o papel estratégico do Brasil na agenda global do clima e sinalizou caminhos para o fortalecimento das políticas públicas climáticas e ampliação da participação do país nas decisões globais.

“Estamos diante de um problema que não é simples. A conferência das partes vem acontecendo há três décadas, e mesmo assim, ao longo desses anos, a emissão do gás carbônico seguiu crescendo. Precisamos agir imediatamente, mobilizando a sociedade para que todos entendam que o nível de risco não é apenas um discurso para o futuro. As projeções de aumento em 1,5 graus na temperatura do planeta já se concretizaram. Fortalecer leis que protejam as florestas, como o Licenciamento Ambiental, são fundamentais para seguirmos por um caminho que possa garantir a vida das próximas gerações”, disse Axel.

Conferência das Partes

A COP, que está em sua trigésima edição, é o principal encontro internacional sobre mudanças climáticas. Anualmente, representantes de quase 200 países se reúnem para negociar ações e compromissos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação aos impactos climáticos e financiamento de iniciativas ambientais. Organizada pela ONU no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a COP é o espaço onde são firmados acordos globais que definem os rumos da governança climática mundial.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário