PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

I Semana da Pesquisa e Inovação tem palestras, apresentações e lançamento do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Huap-UFF


No período de 24 a 26 de novembro aconteceu a I Semana da Pesquisa e Inovação do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A programação contou com palestras, cursos, apresentações de trabalhos dos programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da Ebserh e da UFF (PIT/PIC/PIBIC) além do lançamento do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), do hospital.

“O NATS vem complementar a estrutura de pesquisa que nós já tínhamos com o nosso centro de pesquisa clínica e a unidade de avaliação de tecnologias e agora o núcleo de avaliação de tecnologias em saúde traz um grande diferencial na nossa capacidade de avaliar e incorporar, ou não, ferramentas tecnológicas que se apresentam no complexo industrial da saúde”, afirma o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej.

Solenidade de lançamento do NATS

Estiveram presentes na solenidade de lançamento do NATS o vice-reitor da UFF, Fábio Passos; a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, Luciene Fontes Schluckebier Bonan; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Caroline Alves da Costa; a Secretária Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício; o presidente da Agência de Inovação (AGIR-UFF), Ricardo leal; o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej; a gerente de Atenção à Saúde do Huap, Áurea Grippa; o gerente administrativo do Huap, Paulo Araújo e; o gerente de Ensino e Pesquisa do Huap-UFF, Wolney Martins.

Após a oficialização do lançamento do Núcleo, que será coordenado pelo professor José Mauro Granjeiro, foi realizada a mesa “O papel dos NATS e a inovação em saúde”, que apresentou o histórico da área de avaliação em tecnologias em saúde no Brasil, apresentando perspectivas e destacando o papel da inovação e da propriedade intelectual nos hospitais universitários brasileiros. Ainda no primeiro dia de programação, houve o curso “Inovação e propriedade intelectual em saúde”.

Troca de experiências

O segundo dia da Semana foi dedicado ao debate e à troca de experiências entre diversos estudiosos da área da pesquisa clínica no Huap-UFF, que apresentaram as principais linhas de estudo no hospital e interagiram com a equipe do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Medicina da UFF. Alguns dos temas discutidos foram: cirurgia de Parkinson, epilepsia e tumores cerebrais, hipertensão arterial, biomarcadores e imunodiagnóstico, osteoartrite, miocardiopatias em crianças e adolescentes, nutrição e doenças crônicas.

Apresentações do PIT/PIC/PIBIC

Encerrando o evento, no terceiro dia foram realizadas apresentações orais de trabalhos dos alunos da graduação que foram bolsistas dos programas de Iniciação Científica (PIC/Ebserh e PIBIC/UFF) e Iniciação Tecnológica (PIT/Ebserh). Houve, ainda, mostra de vídeos sobre os projetos e premiação dos melhores trabalhos. O chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Huap-UFF, Rubens Antunes, destacou o alto nível de produção intelectual que foi exibido durante a Semana de Pesquisa e Inovação. “A programação deixou muito claro que a gente está fazendo pesquisa de ponta aqui dentro do hospital universitário. São estudos de extrema relevância e que vão chegar até o nosso público, que são os nossos pacientes, e isso é fundamental”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh (Por Paola Caracciolo)


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário