PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF consolida excelência na Pós-Graduação com avanço em avaliação da Capes


A Universidade Federal Fluminense (UFF) abre o ano letivo de 2026 com indicadores positivos de sua produção acadêmica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta segunda-feira, que 81% dos programas de pós-graduação da UFF alcançaram notas de bom desempenho e excelência, patamares que atestam a qualidade acadêmica e o desempenho equivalente a padrões internacionais. Os resultados divulgados são preliminares da avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). 

Após a avaliação divulgada ontem, a instituição conta com seis programas nota 7, nove programas nota 6 e 17 programas nota 5. Além disso, houve um avanço importante na base da pesquisa: mais de 50% dos cursos que possuíam nota 3 subiram para a nota 4, demonstrando a eficácia das políticas de fortalecimento institucional. Os dados confirmam o crescimento da UFF, com destaque para o aumento de cursos em níveis de excelência e a evolução de programas em consolidação.

O reitor em exercício, professor Fabio Passos, afirmou que esses os números expressam o   resultado de um trabalho diário de quem produz ciência, forma pessoas e contribui para o desenvolvimento do país. 

“É importante destacar que este resultado é fruto da excelência de pesquisadoras e pesquisadores da UFF, da dedicação e do trabalho cotidiano de docentes, estudantes e equipes técnicas em prol da sociedade. Mesmo diante de restrições orçamentárias e de um cenário desafiador para a ciência, a universidade manteve seu compromisso com a produção de conhecimento, com a formação qualificada e com a contribuição ao desenvolvimento do país, à soberania científica e à promoção da justiça social”, destaca. 

Unidade abriga laboratórios e projetos de extensão de diversas unidades acadêmicas da UFF. Crédito: Ana da Mata/SCS

Excelência das pesquisas da UFF é reconhecida pela Capes . Crédito: Ana da Mata/SCS

Resiliência Histórica e Integração com a Extensão

Esse avanço também se explica pelas políticas de fomento adotadas durante o período mais crítico da pandemia de COVID-19. Naquele contexto, a UFF priorizou a manutenção do apoio interno por meio do Programa de Fomento à Pesquisa (Fopesq) e a preservação das bolsas de PIBIC, PIBINOVA e Pibic Pós-Doutorado. Além disso, a universidade articulou projetos com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e fortaleceu a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação, com a adaptação da mobilidade acadêmica para formatos virtuais, garantindo a inserção internacional da UFF durante a suspensão dos intercâmbios presenciais.

Somam-se a esse conjunto de ações programas estratégicos que ao longo dos últimos anos fortaleceram o impacto social da pesquisa, como o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) e o Edital para Fomento a Ações de Extensão (Foext). Um avanço recente foi a implantação do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), que consolidou a integração entre o conhecimento acadêmico e as demandas da sociedade, fator importante para a melhoria dos indicadores de impacto dos programas.

Planejamento e Suporte Técnico

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Mônica Savedra, este desempenho é fruto de um planejamento focado na qualificação da gestão. “Ao longo do último quadriênio, a universidade promoveu a revisão e correção sistemática dos relatórios da Coleta Capes, enviados anualmente pelos programas, com foco na qualificação das informações prestadas. Com o objetivo de orientar coordenadores, docentes e equipes administrativas realizamos workshops de preenchimento da Plataforma Sucupira e de Autoavaliação e Planejamento Estratégico, voltados ao aprimoramento dos processos internos e à construção de um documento institucional sobre autoavaliação na pós-graduação,” salienta..

Esse suporte técnico, somado à normatização das atividades e ao estímulo às orientações por videoconferência implementados durante a pandemia, permitiu que a organização acadêmica dos programas fosse preservada, refletindo-se diretamente nos indicadores positivos observados agora.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário