PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Caravanas da Inovação promovem programação grátis em Niterói


Cúpula do Caminho Niemeyer sediou palestras de renomados especialistas, além de experiências imersivas a alunos das redes pública e privada do município

O Senac RJ e o Sebrae Rio promoveram, nos dias 27 e 28 de maio, em Niterói, as Caravanas de Inovação. Realizado na Cúpula do Caminho Niemeyer, a extensa programação gratuita reuniu renomados especialistas em inovação, tecnologia, economia criativa e carreiras, além de proporcionar inúmeras vivências imersivas a jovens estudantes do Senac RJ e das redes pública e privada do município.

As Caravanas de Inovação têm por objetivo levar conhecimento e experiências tecnológicas a cidades do estado do Rio de Janeiro, promovendo inovação e criatividade. A iniciativa conta com uma curadoria que engloba nomes relevantes em sua programação. Niterói foi a primeira cidade na região metropolitana do Rio a receber o evento, realizado em dezembro 2024 em Nova Friburgo, e, em 2025, nos municípios de Campos dos Goytacazes e Petrópolis.

As dicas de especialistas em inovação

No primeiro dia de evento, foram debatidos a criatividade e a invencionice como profissão e futuro, com a designer de experiências e inovadora pedagógica Verônica Marques; educação e inclusão financeira, com a fundadora da startup de Barkus, Bia Santos; passo a passo estratégico para quem busca uma vaga de emprego e construir uma carreira de sucesso, com a psicóloga e especialista em recolocação e carreira Mariana Torres; desenvolvimento de soluções inovadoras em projetos de realidade virtual e realidade estendida, aplicadas a conteúdos audiovisuais, com o especialista em realidade estendida e fundador da AVA Creative, Ian Reis. A programação foi encerrada por alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio do Senac RJ (ETIM) nas áreas de Projeto de Vida e Formação Técnica Profissional. Os jovens compartilharam suas experiências e projetos desenvolvidos ao longo do curso em um bate-papo mediado pela orientadora pedagógica do ETIM Senac RJ e especialista em psicopedagogia com ênfase em neuroeducação, Andreia Gomes e, pelo historiador e orientador técnico do ETIM Senac RJ Ênio Girão.

Quem abriu o segundo dia de palestras foi Emerson Santos, o Emershow, que é narrador e apresentador da Flamengo TV. O jornalista contou sua trajetória comocomunicador no Flamengo e compartilhou dicas práticas, histórias reais e técnicas para incentivar os jovens a desenvolverem mais confiança para se expressarem em público. Ao final, alguns participantes se habilitaram a subir ao palco para narrar uma partida com gol do Gabigol em uma das finais vitoriosas do Flamengo pela Copa Libertadores da América.

Ainda sob o tema comunicação, a trainee e embaixadora Globo, Maria Eduarda Telles (Duda), falou sobre a importância da atitude e das escolhas conscientes que fizeram diferença na sua jornada profissional. Em seguida, o executivo de Marketing e especialista em Soluções Digitais com IA, Carlos Alberto Ferreira, conduziu uma conversa inspiradora sobre o protagonismo jovem em tempos de IA e, também reforçou a importância da atualização educacional constante, do aprendizado de idiomas e da iniciativa para conquistar oportunidades profissionais.

A última atração das Caravanas de Inovação foi a diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac (CREI), Maria Antonia Goulart, que lotou o auditório ao pautar estratégias e práticas para a educação inclusiva. Pessoas com deficiência estavam representadas na plateia em meio a estudantes, educadores e demais visitantes.

Espaços de Experimentação

Sucesso de público também foram os Espaços de Experimentação, como Eu Vídeo Maker, para criação e edição de conteúdo para mídias digitais; Se joga, que levou experimentação de lógicas de programação gamificadas com Minecraft e Realidade Virtual (VR); LAB Economia Criativa, que ofereceu demonstração de tecnologias de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadora a laser e scanner de mão; LAB Saúde, que apresentou equipamentos de simulação de ressuscitação cardiopulmonar de forma descontraída – uma competição entre os participantes; e, ainda, o Espaço Sebrae, que teve atividades de experimentação voltadas para educação empreendedora.

Achou relevante? Compartilhe.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Participe da discussão