PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

UFF empossa nova direção da UFF Campos


A UFF realizou, no dia 9 de setembro, a cerimônia de posse da direção do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, em Campos dos Goytacazes (UFF Campos). Assumiram os cargos o professor Cláudio Henrique Reis, como diretor, e o professor Rodrigo Castro Rezende, como vice-diretor.

Criado em 28 de julho de 1999, o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) consolidou a interiorização da UFF na região Norte Fluminense, fortalecendo a tradição acadêmica iniciada em 1962 com a criação do curso de Serviço Social. Ao longo das últimas décadas, com a criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2008, o instituto se tornou referência no ensino, na pesquisa e na extensão, reunindo cursos de graduação em Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social, além de programas de pós-graduação e projetos em parceria com instituições locais e internacionais.

Durante a cerimônia, o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destacou a relevância do instituto no cenário acadêmico regional. “Com mais de 60 anos de presença em Campos dos Goytacazes, a UFF vem desempenhando papel fundamental na formação de profissionais e na produção de conhecimento comprometido com o avanço social, científico e cultural da região. Essa trajetória demonstra o quanto a universidade tem buscado estar próxima da sociedade, compreendendo seus desafios e oferecendo respostas concretas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho, fortalecendo a missão institucional da UFF e ampliando sua contribuição para o desenvolvimento local e regional”, afirma.

O novo diretor, professor Cláudio Henrique Reis, ressaltou as expectativas para a gestão: “A nossa gestão, assim como todas as outras que aqui passaram, também enfrenta seus desafios: trabalhar pela permanência dos estudantes — que são, em sua grande maioria, filhos da classe trabalhadora e das periferias —, reduzir a evasão, viabilizar a construção do bandejão e do alojamento estudantil, ampliar a oferta do BusUFF, reequipar os laboratórios de informática e os laboratórios de ensino de todos os cursos de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento da pesquisa e da extensão regional, promover a revitalização e as melhorias do campus da José do Patrocínio, além de incentivar e fortalecer os cursos de graduação e pós-graduação, o SPA, a UNIT e o Pré-Vestibular Social”, ressalta.

Os professores Cláudio Henrique Reis (à esquerda), Fabio Passos (ao centro) e Rodrigo Castro Rezende (à direita) durante a cerimônia de posse da nova direção da UFF Campos). Foto: Fabíola Vanessa

Os professores Cláudio Henrique Reis (à esquerda), Fabio Passos (ao centro) e Rodrigo Castro Rezende (à direita) durante a cerimônia de posse da nova direção da UFF Campos). Foto: Fabíola Vanessa

O professor Cláudio Henrique Reis possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sensoriamento remoto, educação em geografia, gestão e planejamento ambiental, cartografia, cartografia escolar e geotecnologias na educação básica.

Já o vice-diretor, professor Rodrigo Castro Rezende, é graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela PUC-MG, mestre em História Social da Cultura (PPGH-UFMG) e doutor em História Contemporânea pelo PPGH da UFF. Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de História do Instituto de Fundamentos das Ciências da Sociedade da UFF, em Campos dos Goytacazes. Tem experiência docente em História da África, Tráfico de Escravos e Diáspora Africana, em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Suas pesquisas abordam temas como demografia histórica, mitologias e religiões africanas, processos de crioulização no Brasil e na África, representações da África no Brasil e pensamento africano.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário