PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

CNC defende ajustes em projeto aprovado pela CMADS sobre repasses do Fundo Clima à Amazônia Legal


Para a entidade, substitutivo aprovado avançou ao reduzir riscos de concentração de recursos, mas ainda requer aperfeiçoamentos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (12), o parecer ao Projeto de Lei (PL) nº 4.517/2024, que altera a Lei nº 12.114/2009 para estabelecer prioridade no repasse de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) aos Estados da Amazônia Legal.

De autoria do deputado Defensor Stélio Dener (União-RR), a proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Dilvanda Faro (PT-PA), na forma de substitutivo. A nova redação direciona a priorização dos recursos para atividades de apoio às cadeias produtivas sustentáveis e para o pagamento por serviços ambientais prestados por comunidades e indivíduos que contribuam comprovadamente para a estocagem de carbono e outros benefícios ambientais.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) considera que o substitutivo representa um avanço em relação ao texto original, pois reduz significativamente os riscos de concentração excessiva dos recursos climáticos nos Estados da Amazônia Legal. Na avaliação da entidade, a nova redação também preserva a capacidade do Fundo Clima de continuar apoiando políticas públicas estratégicas em outras regiões do País.

Apesar da avaliação favorável, a CNC defende aperfeiçoamentos no projeto. Entre os pontos destacados pela Confederação, está a necessidade de explicitar que a priorização dos recursos deverá ser executada em articulação com os demais mecanismos federais de financiamento climático, evitando sobreposição de políticas públicas e promovendo maior eficiência na aplicação dos recursos.

A entidade também entende que o texto deve prever critérios técnicos relacionados à efetividade climática das ações e à disponibilidade orçamentária do Fundo, garantindo a flexibilidade necessária para atender a demandas estratégicas de outras regiões e biomas brasileiros quando justificadas pelo interesse público.

Com a aprovação na CMADS, a proposta segue para análise das demais comissões da Câmara dos Deputados.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Participe da discussão