A banda “Roni e as Figurinhas” apresenta novo espetáculo

O espetáculo está em turnê pelo Circuito SESC e tem se apresentado em diversos palcos do Rio de Janeiro

No dia 26 de agosto, sábado, no SESC Niterói, o público vai assistir ao novo show Gêneros&Idades, do premiado grupo Roni e as Figurinhas, dirigido pelo músico, compositor e educador Roni Valk.

A banda tem tido destaque nos últimos anos nos bailinhos infantis do Carnaval carioca com um repertório que inclui músicas sobre temas atuais e clássicos da folia brasileira. Roni, que em 2023 celebra 20 anos de carreira, tem sambas vencedores em blocos tradicionais como Carmelitas (Santa Teresa) e Tá Pirando, Pirado, Pirou! (Urca), além de premiações em concursos de marchinhas de São PauloMinas Gerais e Rio de Janeiro.

O novo espetáculo Gêneros&Idades traz à tona, de forma criativa e adequada à faixa etária do público infantil, temas necessários à formação das nossas novas cidadãs e cidadãos: igualdade de gênero e respeito à diversidade. O nome do show inclui duas palavras que juntas formam uma terceira: generosidade. Uma indicação de que a criança livre de preconceitos será sempre   uma pessoa generosa. 

A apresentação é divertida e interativa,  com muitas brincadeiras com a plateia, histórias e canções com letras sobre a força das meninas, outras famílias possíveis, a opressão da masculinidade tóxica, a liberdade e o respeito às diferenças. O repertório passeia por diversos gêneros musicais brasileiros como o baião, o samba, a marcha, e também o bolero, o reggaeton, a valsa, o  rock e o foxtrote

A proposta do espetáculo é entreter e convidar crianças de todas as idades à reflexão. Roni trabalha a arte como ferramenta de transformação social, semeando novos conceitos que podem contribuir com uma sociedade mais unida e harmoniosa. Cada detalhe foi elaborado com muito respeito à sensibilidade das crianças.

O primeiro álbum  deles, lançado em 2017 e batizado com o nome do grupo, foi selecionado para o Prêmio da Música Brasileira (2018). O show foi sucesso de público em alguns dos principais teatros da cidade: Parque das RuínasCafé Pequeno Centro de Referência da Música Carioca. Eles também se apresentaram no circuito SESC, escolas, além de eventos especiais como o Natal do SESC Quitandinha e Festival de Inverno do SESC Nova Friburgo (2017).  Em 2019, Roni e As Figurinhas tiveram a alegria de se apresentar em Taiwan.

A maior parte das músicas do novo show faz parte do segundo álbum da banda, que tem previsão de lançamento para este ano. “Acreditamos que levar até as crianças a reflexão sobre igualdade de gênero é um processo essencial para redefinir padrões e ajudar a construir novas gerações que não compactuam com o machismo e assim contribuir com uma sociedade livre de estereótipos e preconceitos,” explica o diretor e compositor Roni Valk.

DIREÇÃO

Roni Valk 

Roni tem 20 anos de carreira como cantor e compositor. Desde 2005 vem emplacando e puxando sambas em diversos blocos pela cidade. Tem sambas vencedores nos Blocos das Carmelitas (Santa Teresa), Que Merda é Essa?! (Ipanema) e Tá Pirando, Pirado, Pirou! (Urca). Desde 2014, participa de Concursos Nacionais de Marchinhas arrebatando premiações na cidade do Rio de Janeiro, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Santos, São Paulo, Piedade e Caraguatatuba, no estado de São Paulo. No seu trabalho, Roni vê a Arte e a Educação como canais fundamentais para a compreensão e exercício da cidadania. Desde 2017, apresenta-se com a banda  “Roni e As Figurinhas” nos palcos cariocas, além do interior do estado, e realiza o Grande Bailinho Infantil de Carnaval do Fluminense. 

MÚSICOS

Simone Lial

Voice Coach licenciada do Full Voice Institute, cantora, compositora e formada em jornalismo. Finalista do PMB 2011 com o grupo “Tio Samba”, na categoria melhor grupo de samba. Esteve entre as 7 melhores cantoras de samba do PMB de 2015, com o trabalho solo “E toda dor que sofri será canção”.

Marcelo Sant’Anna 

Baterista, violonista, cantor e professor de música da educação infantil ao ensino médio. Toca com Roni e as Figurinhas desde 2015. Atualmente é mestre de bateria do Bloco Superbacana, integra a roda de samba do bloco do Barbas e do Baobaile

Thales Amon 

Toca violão e guitarra desde os 8 anos, estudou piano na Escola de Música Villa-Lobos. É músico formado em guitarra pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU). Foi cantor da banda de rock Macacos de Smoking, guitarrista na banda de smooth jazz Stream. Músico e arranjador do Bloco Superbacana e produtor executivo do Bloco do Barbas. Professor de guitarra. 

Mauro Rocha

Baixista com 30 anos de experiência. Professor em escola básica desde 2014, trabalhando com crianças e adolescentes, com foco em músicas de outras culturas.

Luís Medina

Flautista, saxofonista e professor de música na Escola Villa Lobos desde 1995. Deu aulas de flauta por 7 anos na FAETEC e na graduação em saxofone na UFRJ por 2 anos.

Rique Bardana

Tecladista desde os 16 anos, além de compositor. Participa do Roni e as Figurinhas desde sua formação. Participou com a cantora Tatiana Dauster na gravação e lançamento do seu álbum mais recente “Origami” e integra o bloco de carnaval Superbacana, com releituras de músicas da Tropicália.

 PROGRAMAÇÃO:

Apresentação: 26/08

Local: SESC Niterói

Endereço: Rua Padre Anchieta, 56 – Centro – Niterói.

Horário: 16h

Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia e estudantes até 16 anos), Gratuidade PCG/Comerciário.

Classificação Livre

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES:

Sesc Nova Iguaçu: 03/09 

Sesc Teatro Ramos: 12/10 

Sesc Madureira: 09/12 

FICHA TÉCNICA:

Roni Valk: Direção Geral

Helen Sarapeck: Diretora de produção

Tainã Miranda:  Iluminadora e técnica de luz  

Cachalote Mattos: Cenógrafo

Zitto Bedat: Bonequeiro

Lizandra Schuch: Assistente de produção  

Ale Lazarus: Assistente de produção e Roadie  

Marcelo Daguerre: Operação de som  

Alexandre Castro: Designer gráfico 

Fotografia: Pâmela Pérez 

Cristiana Lobo: Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top