Alunos da Rede Municipal participam de atividades voltadas ao meio ambiente

Os alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói estão participando de atividades voltadas ao meio ambiente durante todo o…

Yoga Educa – Escola Municipal Anísio Teixeira


Objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação e incentivar o contato com a natureza

Os alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói estão participando de atividades voltadas ao meio ambiente durante todo o mês de junho. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivar o contato com a natureza e alertar para a necessidade de cuidados com a saúde física e mental. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação também realizarão uma homenagem às vítimas da Covid-19.


Entre as iniciativas elaboradas, estão oficinas para que os alunos compreendam o processo de semeadura, cultivo e diversidades das plantas e de degustação de Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc’s). Outro projeto é a prática da yoga para os alunos mais novos, o Yoga Educa, que visa estimular a concentração e também o relaxamento dos alunos.

Já foram realizadas atividades nas escolas municipais Levi Carneiro (Sapê), Anísio Teixeira (São Domingos) e Professora Maria de Lourdes Barbosa Santos (Fonseca) e nas UMEIS Jacy Pacheco (Barreto), Professora Nina Rita Torres (Piratininga), Rosalda Paim (Centro), Regina Leite Garcia (Fonseca) e Renata Magaldi (Fonseca).

Também serão realizadas atividades de contação de histórias, feira de adoção de animais domésticos para as famílias, numa parceria com o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), em data a ser divulgada, e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em homenagem às vítimas da Covid-19 na Praça Flávio Palmier, no Barreto, no dia 21 de junho, em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Conservação e Limpeza (Seconser).

Plano de retomada das aulas


“Dentro do Plano de Retomada das aulas, elaboramos ações priorizando a realização de várias atividades e a ocupação de espaços ao ar livre. O momento em que estamos vivendo é importante para intensificar as reflexões a fim de construirmos um ambiente mais justo e verdadeiramente sustentável”, afirma o secretário de Educação, Vinícius Wu.

As ações foram organizadas pela Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA) e pela Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (Ceses). Segundo o subsecretário da SSPCA, Thiago Risso, os eventos vão envolver alunos, professores e servidores das unidades que já retornaram, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

“As escolas são locais privilegiados para a promoção de uma educação ambiental significativa e crítica. Através destas ações queremos contribuir para uma cidade sustentável a partir dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar”, disse Thiago.


A programação conta ainda com o V Fórum de Educação Ambiental, um evento que terá debates e palestras diversas com objetivo de estimular a troca de ideias sobre a preservação do meio ambiente.

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação já lançaram o Concurso Arariboia de Educação Ambiental. A iniciativa prevê que as escolas se envolvam na elaboração de projetos sustentáveis para serem desenvolvidos nas respectivas unidades. Dois projetos, um da Educação Infantil e um do Ensino Fundamental, serão premiados.

Fotos: divulgação SME/FME

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top