PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Alunos da UFF conquistam primeiro e terceiro lugar no Prêmio Curta Criativo


Estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram destaque na cerimônia do Prêmio Curta Criativo Firjan SESI, realizada no dia 5 de novembro, no Teatro Firjan SESI Centro, no Rio de Janeiro. Os alunos João Guesser e Arthur Vieira conquistaram, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugar na principal categoria da premiação, Melhor Execução, com os curtas A Cor do Silêncio e Estímulo.

O evento celebrou 20 curtas-metragens selecionados entre mais de 150 produções inscritas, realizadas por estudantes de ensino médio, cursos técnicos e universidades públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. A premiação tem como propósito incentivar a formação de novos profissionais e valorizar a criatividade e a inovação no setor audiovisual.

Em A Cor do Silêncio, vencedor do primeiro lugar, um pai solicita a mudança da cor da porta de seu apartamento durante uma reunião de condomínio, em razão da condição autista da filha. O pedido desencadeia um conflito burocrático e simbólico sobre empatia, escuta e diversidade.

Foto: Firjan

Segundo o diretor João Guesser, o prêmio representa o reconhecimento de uma trajetória marcada por transformações pessoais e profissionais:

“Entrei na universidade aos 36 anos e concluí o curso aos 40, em uma transição da frente para trás das câmeras. A formação na UFF foi essencial para me dar conhecimento e confiança como diretor. A experiência como ator e continuísta também me ajudou muito, trazendo vivência de set e convivência com grandes profissionais. Fazer A Cor do Silêncio em apenas dois meses foi um desafio enorme, mas a segurança no que eu queria transmitir à equipe resultou em um filme que me enche de orgulho. Além disso, a rede de colegas que construí na universidade foi fundamental — muitos deles estiveram comigo neste projeto e quero seguir trabalhando com eles. Sou muito grato à UFF, aos professores e a todos que fizeram parte dessa trajetória que está só começando.”

Estímulo, que conquistou o terceiro lugar, se passa em um Rio de Janeiro distópico e aborda a dependência entre humanos e inteligências artificiais, refletindo sobre isolamento, intimidade e fragilidade emocional em tempos de hiperconectividade.

Foto: Firjan

Foto: Firjan

Além da exibição durante a cerimônia, os filmes serão apresentados no dia 7 de novembro, na segunda edição do Corredor Cultural, evento promovido pela PUC-Rio em parceria com a Firjan SENAI SESI. Em 2026, as produções também farão parte da programação do Fórum Curta Criativo, no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia.

“O audiovisual tem essa capacidade mágica de transportar o público para outras realidades e apresentar novas histórias e narrativas”, afirmou Arthur Vieira, diretor e roteirista de Estímulo, produção também realizada na UFF.

Na categoria Universitários, voltada a estudantes de Cinema, Comunicação, Artes Visuais e Artes Cênicas, foram selecionados dez roteiros de curtas-metragens, que receberam R$ 20 mil cada para produção, incluindo as etapas de pré-produção, filmagem e finalização. As obras contemplaram gêneros como ficção, animação e documentário.

“O Prêmio tem o propósito de incentivar a formação de novos profissionais, estimulando o desenvolvimento de projetos que despertem a consciência e a vivência sobre as diversas possibilidades de carreira no setor audiovisual, artístico e cultural”, destacou Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI.

 


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário