Banda Bacamarte encerra o Festival CaRIOca ProgFestival 2019 no Teatro Municipal de Niterói


Encerrando o Festival CaRIOca ProgFestival 2019, o Teatro Municipal de Niterói recebe no sábado, 25 de outubro, às 20h, a banda Bacamarte, que vai comemorar 45 anos de carreira e relembrar o álbum “Depois do Fim”, que foi considerado um dos clássicos do rock progressivo e listado entre os 100 de todos os tempos do gênero. O show terá a participação especial da cantora Jane Duboc, vocalista da formação original.

Fundado em 1974 por Mario Neto e Sergio Vilarim, o Bacamarte gravou, em 1979, de forma independente, o álbum “Depois do Fim”. O disco só foi lançado em 1983, quando, após ter suas músicas entre as mais tocadas pela Fluminense FM, foi aclamado por público e crítica, como uma verdadeira obra-prima do rock progressivo. O álbum vendeu milhares de cópias em países como Alemanha, Itália, Rússia e, principalmente, Japão. Em 1999, foi lançado o Sete Cidades, trabalho que também teve sua tiragem esgotada rapidamente.

Em 2009, após vários anos desaparecido das prateleiras e tendo se tornado item de colecionador, disputado por amantes do gênero no Brasil e no exterior, Depois do Fim foi relançado pela Som Livre, em versão remasterizada diretamente da fita master original. O disco é hoje citado como um dos melhores trabalhos lançados em todo o mundo na década de 1980 e encabeça a lista das grandes obras do gênero produzidas no Brasil, à frente de realizações de outros importantes artistas como O Terço, Os Mutantes e O Som Nosso de Cada Dia. O reconhecimento internacional deste trabalho é constatável nos rankings dos melhores discos de rock e/ou rock progressivo de todos os tempos.

A partir de então, nos últimos shows, o Bacamarte vem realizando memoráveis apresentações, tais como os shows: SESC Belenzinho – SP (2014), Theatro Municipal de São Paulo – SP (2015), Festival Psicodália – SC (2019) e SESC 24 de Maio – SP (2019).

Há alguns anos sentindo a necessidade de tocar em terras fluminenses, o Bacamarte se apresentará no Teatro Municipal de Niterói com uma formação que conta com músicos históricos da banda, tais como Mario Neto (guitarra e violão), Marcus Moura (flauta e acordeon) e William Murray (contrabaixo), além dos excelentes músicos Robério Molinari (piano e teclados) e Alex Curi (bateria). Neste show, serão tocadas músicas dos álbuns “Depois do Fim”, “Sete Cidades” e outras inéditas.

Foto: Fred Padrão

SERVIÇO

Bacamarte – Encerramento do Festival CaRIOca ProgFestival 2019
Data: 25 de outubro, sábado
Horário: 20h
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: R$ 160,00

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top