Campo de São Bento: parque centenário tem recebido atenção especial nos últimos anos, mas pode melhorar

Famoso por sua beleza natural e por sua diversidade cultural o parque, localizado no bairro de Icaraí, recebeu diversas obras…

Famoso por sua beleza natural e por sua diversidade cultural o parque, localizado no bairro de Icaraí, recebeu diversas obras de melhoria nos últimos anos, mais ainda é alvo de queixa dos frequentadores e moradores da região

Quem costuma frequentar o Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, no coração do bairro de Icaraí, têm visto os investimentos feitos pelos últimos governos no local. Além da segurança, com o aumento da presença da Guarda Municipal, os investimentos em sanitários públicos, nos novos parquinhos e nos jardins do parque são pontos a favor. Porém, segundo frequentadores do local, muito ainda pode ser feito para melhorar o espaço.

Novos sanitários
Jovens aproveitam os novos equipamentos públicos

Faixas de segurança para travessia

Os problemas começam nos acessos ao parque. “Moro próximo ao acesso pela rua Lemos Cunha e há anos espero uma faixa de segurança no local, como têm nos outros três acessos (Rua Gavião Peixoto, Av. Roberto Silveira e Rua Lopes Trovão), afirma a bancária Tatiana Costa. “Além daquela entrada ser acesso ao parque temos que lembrar que é um dos acessos para uma das escolas do município e a sinalização nesse caso é obrigatória”.

Acidentes

Acesso pela rua Domingues de Sá: ausência de faixa de segurança facilita acidentes

Segundo outro morador, acidentes no local são frequentes. “Ano passado um idoso foi atropelado na rua Lemos Cunha, na altura da esquina com a rua Domingues de Sá. A Prefeitura precisa fazer uma faixa de segurança para a travessia de pedestres. Muitos idosos e crianças utilizam aquela entrada” afirmou o aposentado Adilsom Motta. Outra queixa frequente é a falta de fiscalização de trânsito na rua Gavião Peixoto. É comum ver motos na contra mão e carros em alta velocidade no trecho entre a rua Otávio Carneiro e Mariz e Barros, inclusive pelas calçadas.

Ruídos

Outra queixa frequente é sobre os ensaios musicais da Sinfonica Ambulante, que acontecem geralmente aos domingos, sem um local definido no espaço do parque, prejudicando aqueles que precisam planejar seus descansos nos finais de semana. “Já sugerimos que, como os blocos de carnaval, esses ensaios sejam transferidos para o Teatro Popular Oscar Niemeyer, não tem necessidade de ser no centro de uma região residencial” afirma Renata Folgaça.

Horário de funcionamento divide opiniões

Além das queixas sobre o acesso, muitos reclamam do fechamento dos portões, que hoje inicia às 19h. “Lembro quando os acessos ficavam abertos até às 21h. Era muito melhor” afirma a professora Jaciane Andrade. Há ainda o problema dos sanitários centrais, que só funcionam nos finais de semana e feriados. Uma sinalização mais adequada para as bicicletas que circulam pelo parque também seria importante, pois muitas crianças circulam pelo parque. A iluminação também melhorou, porém na região central, no parquinho do Coreto (região muito frequentada por pais e filhos também durante a noite) ainda é insuficiente, favorecendo o clima de insegurança depois das 18h.

A prefeitura alega que está atenta as queixas e tem providenciado soluções, dentro do que a lei permite.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top