Carreta de Tecnologia chama a atenção no Caminho Niemeyer

O Caminhão 5 G que está percorrendo o Brasil apresentando a nova tecnologia, despertou a curiosidade de quem passava pelo…

O Caminhão 5 G que está percorrendo o Brasil apresentando a nova tecnologia, despertou a curiosidade de quem passava pelo Caminho Niemeyer nesta terça-feira (01). Durante três dias, a carreta ficou na cidade oferecendo conhecimento sobre o que há de mais moderno em termos de equipamentos para redes de telecomunicações. Entre os visitantes estavam garis da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) que já pensam em colocar em prática e utilizar um pouco do que viram no seu fazer diário.

“Muito bom podermos ter a oportunidade de visitar e de conhecer um trabalho desses e saber que podemos levar pra nosso dia-a-dia”, disse o gari Ulisses Cunha de Albuquerque Júnior.

O Caminhão 5G itinerante da Huawei está apresentando informações sobre a tecnologia móvel de uma forma que o público possa interagir. O Pólen (Polo de Inovação da UNISUAM) é parceiro da multinacional na iniciativa de trazer a carreta para o estado e em Niterói conta ainda com o apoio da Prefeitura de Niterói por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Grupo Executivo Caminho Niemeyer e da iniciativa privada numa parceria da Associação Comercial e Industrial do Estado Rio (Acierj). O veículo adaptado com cursos de capacitação e palestras que demonstram a potencialidade da nova tecnologia

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite, o município está cada vez mais envolvido em ações, projetos e iniciativas que ajudem ou mostrem formas de utilizar a tecnologia para ajudar a impulsionar o setor.

“Quando a cidade investe em ações inteligentes e iniciativas como estudo do Parque Tecnológico, está querendo dizer que a cidade tem um mercado fértil e que vai ampliar suas possibilidades e projetos que significam emprego e renda e fazem a economia girar”, disse o secretário.

O caminhão possui ainda uma sala de aula em seu interior e leva conhecimento sobre a quinta geração de rede móvel (5G) em diversos setores da sociedade.

“Fizemos um esforço porque nada mais justo do que uma cidade, que já é a oitava mais inteligente do País, possa ter a chance de mostrar essa tecnologia de ponta para seus moradores. Niterói está totalmente envolvida nesse boom tecnológico e por isso é muito importante essa parceria entre a área acadêmica, iniciativa privada e município. Amplia as oportunidades”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Igor Baldez que alinhou a volta da carreta para o município.

A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Valéria Braga, disse que Niterói conseguiu ampliar o número de dias para que um número maior de pessoas pudesse ter a oportunidade de conhecer a tecnologia.

“A visitação à carreta 5G da Huawei em 24 de outubro foi um sucesso e a Prefeitura conseguiu mais um dia de visita para dar oportunidade a mais estudantes e ao público em geral conhecerem as possibilidades dessa nova conectividade que chegará ao município. O 5G irá trazer mais velocidade e estabilidade para as conexões à internet, possibilitando um acesso mais amplo à população de Niterói”, finalizou a secretária.

Foto: Luciana Carneiro

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top