Niterói em Alerta: Prefeitura decreta ponto facultativo

Nathalia Moura, meteorologista e diretora do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, alertou sobre o acumulado elevado de…

A cidade de Niterói está em estado de alerta máximo devido à iminente chegada de chuvas intensas e fortes rajadas de vento. Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Niterói decretou ponto facultativo, seguindo recomendações do prefeito Axel Grael, que orientou os cidadãos a permanecerem em casa e evitarem deslocamentos desnecessários.

Força-tarefa e Ação Coordenada 

Uma força-tarefa foi mobilizada pela Prefeitura para atuar preventivamente, visando mitigar os impactos das chuvas previstas até o próximo domingo (24). O Centro de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia alerta para a possibilidade de temporais e rajadas de vento atingirem a cidade. Mais de 2 mil funcionários, além dos mais de 3 mil voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), estão mobilizados, abrangendo setores como Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans. A cidade está em estágio de atenção desde a última terça-feira (19).

Monitoramento e Aviso à População

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil conta com plantão 24 horas de monitoramento meteorológico, utilizando radar de alta tecnologia para previsibilidade e acompanhamento das tempestades. A orientação da Prefeitura é que a população fique atenta aos alertas da Defesa Civil por meio das redes sociais, SMS, grupos de WhatsApp e pelo aplicativo ALERTA DCNIT. Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 2620-0199.

Preparação e Resposta Emergencial

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, em parceria com a Empresa Municipal de Moradia, Conservação e Saneamento, preparou um esquema emergencial de funcionamento para o fim de semana, incluindo reforço nas equipes e disponibilização de equipamentos. De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria avança da região Sul em direção à região Sudeste, trazendo pancadas de chuva intensas, rajadas de vento e descargas elétricas.

Alerta e Orientações à População

Nathalia Moura, meteorologista e diretora do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, alertou sobre o acumulado elevado de chuva, que pode sobrecarregar as redes de drenagem, especialmente com a ocorrência de maré alta. A Coleta de Lixo de Niterói (CLIN) solicitou aos moradores e estabelecimentos que antecipem o depósito do lixo na rua, visando evitar obstruções nos bueiros. Investimentos significativos foram realizados pela Prefeitura em obras de contenção de encostas, rede de drenagem e pavimentação para prevenir ocorrências graves em casos de chuvas extremas.

Niterói está em alerta máximo diante das previsões meteorológicas adversas, e a população deve seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top