Conheça o Colab, aplicativo que ajuda a resolver problemas na cidade

O Colab aproxima o poder público do cidadão. Ele funciona como uma rede social conectando cidadãos às prefeituras para a...

O Colab aproxima o poder público do cidadão. Ele funciona como uma rede social conectando cidadãos às prefeituras para a resolução de problemas

Não é fácil, em pleno século XXI, ter que lidar com a lentidão da burocracia que consome nosso tempo e energia. Haja paciência para enfrentar essa via crucis. Encurtar a distância e reduzir as etapas entre a prefeitura e o cidadão deveria ser compromisso prioritário de todo gestor público, mas nem todo mundo parece entender a premissa de valorizar o recurso cada vez mais escasso do tempo.


Para mudar esta relação e promover maior eficácia do setor público, surge o Colab, ferramenta que permite um contato direto entre a população e a Prefeitura de Niterói. Buracos nas vias, podas de árvores, lixo e outras atribuições dos órgãos municipais podem ser resolvidos por meio desta ferramenta.

O Colab funciona como uma rede social semelhante ao Facebook e Instagram, mas centrada na ouvidoria urbana. No seu perfil, o usuário pode publicar fotos de problemas da cidade (buracos na rua, iluminação pública, esgoto a céu aberto, mato alto e praças abandonadas etc.)  e solicitar uma solução. Em cada postagem, o cidadão pode acompanhar quando a prefeitura recebeu a notificação e se o pedido foi ou não resolvido. Todas as informações ficam disponíveis nas postagens. Por sua vez, a prefeitura acessa essas reclamações e tem uma solução de tecnologia em nuvem para dar andamento às solicitações.

O índice de resolutividade do Colab é alto, com mais de 50 mil solicitações de serviços, com uma taxa de resolução de 83.89%. Um recurso valioso que pode ser aprimorado e que merece uma divulgação ampla, pois atende às reivindicações da sociedade por canais diretos de comunicação com o poder público.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top