PARA CONTATO POR WHATSAPP, CLIQUE AQUI

Egressa da UFF recebe prêmio de melhor tese de doutorado pela Socine


A aluna Vanessa Rodrigues, egressa do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF (PPGCine), foi premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) pela produção da melhor tese de doutorado de 2024. Além dela, o aluno Bernardo Schmitt, mestre pelo mesmo programa, recebeu a menção honrosa pela dissertação de mestrado “O Cinematógrafo em Santa Catarina 1897-1911”.

O trabalho, intitulado “Coleção Nahim Miana: um estudo sobre a preservação de um conjunto de filmes domésticos”, foi orientado pelo professor do Departamento de Cinema e Vídeo, Rafael de Luna Freire. A pesquisa foi desenvolvida como um rigoroso trabalho de preservação e investigação sobre os arquivos do cineasta doméstico Nahim Miana e resultou na primeira catalogação integral e detalhada de todos os rolos da coleção.

A Socine é a principal associação acadêmica da área e atua desde 1996 com o objetivo de promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema em suas mais diferentes manifestações, incentivando a reflexão e a troca de ideias sobre cinema e audiovisual no Brasil. A cerimônia de premiação das teses e dissertações foi realizada durante o XXVIII Encontro Socine, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Apenas em 2024, uma tese relacionada à Preservação Audiovisual recebeu o prêmio da Socine. Para Vanessa, o prêmio mostra a valorização deste trabalho. “Foi um trabalho bastante meticuloso, que envolveu um esforço físico de se debruçar sobre as películas, a fim de entender o comportamento da vida arquivística e descobrir quais eram os tipos de possíveis deterioração”, compartilha.

O interesse em pesquisar a coleção de Miana surgiu durante o mestrado, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em que Vanessa se dedicou a pesquisar o curta-metragem “Cemitério da Memória”, do cineasta Marcos Pimentel, onde encontrou imagens feitas por Nahim. À época, o cineasta doméstico era pouco conhecido em Juiz de Fora, contudo, a pesquisadora descobriu a existência de acervos da sua coleção na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), arquivo cultural da cidade.

A partir desta descoberta, foi firmada uma parceria entre a instituição e o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (Lupa) da UFF, para que o acervo pudesse ser levado ao laboratório da universidade para fins de estudo da vida arquivística das películas. Vanessa conta que, ao iniciar a pesquisa sobre Nahim, notou que havia poucas informações disponíveis, e decidiu se aprofundar nesse acervo durante o doutorado.

“O PPGCine foi essencial para a minha pesquisa, porque foi a partir dele, e do contato com o Lupa, que levei minha pesquisa para o lado da preservação audiovisual. Além disso, meu orientador, Rafael de Luna, me estimulou a mergulhar mais na área de preservação audiovisual, e de ter esse contato físico com a película, para conseguir entender melhor quais são as nuances de uma preservação. E, entre os principais resultados da tese, está a primeira catalogação integral e detalhada dessa coleção e a detecção do estágio de deterioração das películas, o que poderá ajudar na preservação futura desse conjunto de filmes”, relata Vanessa.

A pesquisadora compartilha que ficou muito feliz com a premiação que, para além do campo acadêmico, destaca a valorização do cinema doméstico. “O cinema doméstico muitas vezes é tido como um cinema menor. Então, este prêmio se torna importante para dar visibilidade para o assunto e para que mais pesquisas se desenvolvam na área e mostrem a importância da preservação desse material que tanto conta sobre a história e a cultura da sociedade”, conclui.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Deixe um comentário