
Egressos da UFF assumem cargos de destaque no cenário nacional
Dois egressos da UFF acabam de assumir cargos em instituições estratégicas para o país. O físico Alessandro Facure Neves de Salles Soares, graduado (1999) e mestre (2001) em Física pela UFF, foi aprovado pelo Senado Federal para o posto de diretor-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). Já o economista Bruno Moretti, também formado pela UFF, foi escolhido como novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras, em decisão do colegiado da companhia.
Alessandro foi indicado pela Presidência da República, com relatório favorável do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), e terá mandato de quatro anos à frente da ANSN. Doutor em Ciências pela UFRJ (2006), atua desde 2002 na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), onde já exerceu cargos de chefia e hoje ocupa a Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear. Também lecionou no Instituto de Radioproteção e Dosimetria da Cnen (2010–2017) e, desde 2016, é professor do mestrado profissional em Física Médica da UERJ.
Bruno Moretti, por sua vez, assume a presidência do Conselho de Administração da Petrobras após a renúncia de Pietro Adamo Sampaio Mendes, que passa a integrar a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atual secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, o economista também é conselheiro da Petrobras e membro do Comitê de Investimentos da companhia. Sua trajetória no setor público inclui passagens pelo Ministério da Saúde, Casa Civil e Senado Federal. Seu mandato na estatal vai até a próxima Assembleia Geral.
Segundo o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ver os egressos da UFF ocupando posições de destaque nacional é motivo de grande orgulho. “É uma alegria testemunhar nossos ex-alunos alcançando posições tão importantes para o país. A trajetória de Alessandro e Bruno mostra a força da formação que a UFF oferece e, sobretudo, o talento e a dedicação de cada um deles. Para nós, que acompanhamos de perto tantas histórias de estudantes que se tornam profissionais brilhantes, é gratificante perceber que a universidade segue cumprindo seu papel de transformar vidas e contribuir para o futuro do Brasil”.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".