NOSSO WHATSAPP: (21) 96701-8652


Elisa Lucinda participa do Clube de Leitura do CCBB

Nesta quarta-feira (9/11), Clube de Leitura CCBB 2022 conta com a participação de Elisa Lucinda em um bate-papo sobre a…

O Clube de Leitura CCBB 2022 conta, nesta quarta-feira (9/11), com a participação de Elisa Lucinda em um bate-papo sobre a obra “Americanah”, da autora contemporânea Chimamanda Ngozi Adichie. um dos destaques da literatura nigeriana atual. Seu livro aborda questões atuais como como preconceito racial e desigualdade de gênero por meio de uma história de amor que envolve uma jovem que imigra para os Estados Unidos.

Esta é a penúltima edição do Clube de Leitura do CCBB, projeto que integra programação virtual e presencial ao longo do ano. Nele, são sugeridos três títulos para votação do público do Centro Cultura Banco do Braisil (RJ), com encontros presenciais que acontecem sempre na segunda quarta-feira de cada mês, às 15h, no Salão de Leitura da Biblioteca do CCBB RJ, sob a curadoria de Suzana Vargas.

Sobre Elisa Lucinda

Elisa Lucinda é poeta, atriz, intérprete, jornalista e professora. Tendo publicados 19 livros, entre poesia e prosa como O semelhante, Eu te amo e suas estreias, A fúria da beleza, Vozes Guardadas, além dos romances O cavaleiro de nada, uma autobiografia de Fernando Pessoa finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e a coleção O Pensamento de Edite.

Elisa também é autora da coleção infantil Amigo Oculto, pela qual ganhou o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ. Por meio da Casa Poema, instituição cultural em sociedade com a atriz Geovana Pires, a multiartista desenvolve projetos que popularizam a poesia para todas as idades, como “Versos de liberdade” em que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas socioeducativas; cursos de poesia falada para professores e profissionais de áreas diversas; curso de Cozinha & Voz com a OIT com populações em situação de exclusão social, tais como: travestis, trans, população de rua, população de periferia. Nestas atividades a Casa Poema prepara, do ponto de vista da oralidade, os alunos para que possam, depois do curso profissionalizante estarem em condições de concorrerem no mercado de trabalho.

Em 2021, em plena pandemia, Elisa Lucinda realizou virtualmente a primeira edição da Festa da Palavra, encontro literário internacional em Itaúnas/ES. A atriz ainda realiza palestras pelo Brasil para vários setores educacionais, da justiça, em um ativismo social que inclui iniciativas antirracistas e educação de nossa cidadania.

Vencedora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto da obra no ano de 2020. No ano seguinte, a atriz e escritora tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, figurando entre nomes como: Zeca Pagodinho, Elza Soares, Christiane Torloni, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, entre outros. O espetáculo que deu origem ao livro Parem de falar mal da rotina, que em 2022 recebe uma edição revisada, está fazendo 20 anos de estrada com milhões de expectadores e leitores, fervorosos fãs e seguidores das inspiradas ideias dessa artista.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Prefeitura de Niterói Retoma Vacinação Contra a Covid-19
Prefeitura de Niterói Lança Edital de R$ 3 Milhões para Projetos de Proteção Social
Niterói Bike Fest 2024 Celebra Cultura da Bicicleta e Lança Livro Comemorativo
Prefeitura de Niterói Realiza Fiscalização de Ônibus no Terminal Rodoviário João Goulart
Novo Regulamento Urbanístico: Entenda as Regras de Uso do Solo no Município