Acompanhe nossas redes sociais

Equipamentos da Cultura Niterói oferecem programações culturais virtuais, durante a quarentena



Museu Janete Costa de Arte Popular. Foto: Luiz Ferreira

Ruas desertas, praças vazias e equipamentos culturais fechados. Este cenário passou a fazer parte da rotina de muitos niteroienses, desde 23 de março, quando a cidade entrou no regime de quarentena contra o coronavírus. Uma realidade que precisa ser enfrentada para salvar vidas. No entanto, para quem está com saudade da programação dos teatros, cinemas e museus municipais, uma boa notícia: atrações culturais diversas estão disponíveis nos canais e nas redes sociais da Cultura Niterói.

No dia 1 de abril, os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, deram início a um projeto de programações virtuais dos equipamentos ligados à SMC. O público pôde assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos, histórias e participando de quiz. Tudo isso virtualmente, é claro! As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um deles e seguem durante todo o mês de abril.

A ideia das atividades online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

A SMC e FAN apresentam, ainda, o ‘Arte na Rede’, que começou no dia 23 de março, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube), com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público. O objetivo, além de entreter o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística.

Se o público não pode visitar o MAC Niterói, por enquanto, vai poder interagir, enviando foto de um objeto que tenha em sua casa e que considere uma obra de arte. O museu leva à população da cidade, do país e do mundo, um pouco da intimidade de cada casa, das famílias, das obras de arte que os niteroienses têm em casa e da história por trás de cada peça. A exposição virtual já está disponível no instagram e no facebook do Museu. Trata-se de uma iniciativa de mobilização e engajamento de pessoas, nesse momento de crise.

Teatro Popular Oscar Niemeyer vai oferecer uma retrospectiva de espetáculos, artistas e grupos que já passaram pela programação do local, como entrevista com Zé Celso Martinez Corrêa, além das apresentações da Orquestra aprendiz, performances virtuais – produzidas especialmente para  esta programação – e fragmentos dos espetáculos ‘Marítma’, ‘Esperançar’, ‘A fogueira’, entre outros. Tour online pela arquitetura e detalhes do Teatro Popular, às segundas e às quartas de abril, também estão entre a programação.

Já a Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta vídeos curtos de importantes músicos que já se apresentaram no local, como Face Quarteto e Mestre Spok, Claudio Lins, entre outros.

Solar do Jambeiro coloca artistas em diálogo, com programações para todas as idades, como o Sarau no Solar, Teatro, Cinema, literatura e música. Homenagem também a Clarice Lispector, por ocasião do seu centenário.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno também entrou nesta campanha e relembra artistas que já passaram pelo CCPCM – por meio da Hashtag #PassoupeloPaschoal –, bem como curiosidades sobre o local, quiz, dicas de atividades produtivas diversas para o público infantil, aula de forró, contação de histórias, entre outras ações.

Museu Janete Costa de Arte Popular também preparou atividades online, que englobam passeio virtual à atual exposição ‘Ceará, Terra que Ilumina’, contação de histórias, informações sobre determinadas obras do acervo e revisita ao espaço educativo do museu.

A programação virtual da Sala Carlos Couto vai contar com uma retrospectiva dos artistas que passaram pela sala, como Clube do Choro, Arranco de Varsóvia, música clássica no Salão Nobre, projeto Roda de Novos Poetas, noite de autógrafos, entre outras atrações.

Theatro Municipal de Niterói vai apresentar compilado dos shows de rock progressivo realizados no local, bem como de outras atrações musicais, quiz sobre o Theatro Municipal, registros fotográficos de espetáculos apresentados ao longo dos últimos 25 anos, entre outras ações.

Neste período de quarentena, a Igreja de São Lourenço dos Índios vai promover a exibição de filmes semanais, às 18h, nas redes da Cultura Niterói. Curtas e longas metragens estarão disponíveis em uma mostra audiovisual. A seleção dos filmes expõe algumas relações que podem ser traçadas a partir da história da Igreja e o panorama brasileiro, como ‘Entoados’ (documentário, 2006) – sobre realizado a partir de pesquisa nas festas e datas importantes dos municípios de São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Catas Altas e Tiradentes durante três anos para registrar os toques, os sineiros, os sinos e a singularidade dessa referência cultural secular em Minas Gerais.

Para assistir às programações, basta acessar as redes sociais dos equipamentos culturais, que disponibilizarão os respectivos conteúdos, e da Cultura Niterói.

Programação de 1 a 10 de abril:

·         MAC NITERÓI

Coleções afetivas: acervo de arte de uma cidade

Projeto que busca identificar e difundir as “obras de arte” que os moradores da cidade possuem em suas casas. Grande parte da população está isolada em casa, sozinha ou com família e amigos. Para além da TV e da internet, o seu universo de observação está restrito às paredes de sua casa: fotos, quadros, plantas, objetos especiais. Em muitos casos, esses “objetos de arte” perpassam gerações e vão ganhando camadas simbólicas de memória e afeto.

Por meio de seus canais nas redes sociais (Facebook e Instagram), o MAC leva à população da cidade, do país e do mundo, um pouco da intimidade de cada casa, das famílias, das obras de arte que os niteroienses têm em casa. E da história por trás de cada obra.

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário disponível nas redes sociais do museu, onde o interessado indica seus dados, envia a imagem da obra e concorda com o uso da imagem pelo MAC Niterói, SMC, FAN e Prefeitura de Niterói.

A exposição virtual já está disponível!

  • TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER

Retrospectiva de espetáculos, artistas e grupos que já passaram pela programação do Teatro Popular. 

– Diálogos em Cena, com Zé Celso 

Entrevistadores : Fabio Fortes (diretor geral do Niterói em Cena),  Renata Egger (atriz e produtora do Niterói Em Cena) e  Alexandre Santini (diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer)  

Data: 16 de abril, quinta-feira

Horário: 22h

Entrevista

Formato: Vídeo 

Duração: 50 min

– Quarentena Teatral 

Artistas do Brasil e do mundo, que já se apresentaram no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, apresentam no mês de abril performances virtuais, produzidas especialmente para  esta programação. Na programação, cenas de espetáculos e processos de criação cênica.

*Klement Tsamba (Moçambique ) apresenta:  DIZCONTOS [Narração de cenas soltas] Histórias à volta da imigração nas terras do ouro e diamantes

Dizcontos é um solo teatral inspirado em histórias de imigração clandestina dos moçambicanos para a vizinha África do Sul, o país africano economicamente mais próximo da Europa. Nesta performance virtual e  quase autobiográfica, o ator Klement Tsamba conta histórias à volta da sua família, que se cruzam com a história do seu país Moçambique. 

FICHA TÉCNICA

Criação/Interpretação: Klemente Tsamba; Assistência na criação: Pedro Pires e António Revez 

Data: 11 de abril, sábado

Horário: 20h

Teatro

Formato: vídeo

Duração: 10 min

*Fragmentos do espetáculo teatral ‘Marítma’

Enlaça, mar, espera, memórias de uma mulher em travessia. Inspirada no livro ‘Para além do fim do mundo’, de Laurence Bergreen, e nos relatos do italiano Pigafeta, a obra reflete a história da artista durante três anos de sua vida em um barco a vela ao redor do mundo. Poesias Sophia de Mello, Cecília Meireles, Adélia Prado, trazendo o universo feminino em relação com as águas. 

Ficha tecnica: Direção de Carolina Franco e supervisão cênica de Stephane Brodt

Data: 18 de abril, sábado

Horário: 20h

Teatro

Formato: Vídeo

Duração: 30 minutos

– Sementes do Amanhã – Orquestra Sinfônica Aprendiz 

No ano de 2017, a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA)  realizou uma turnê e gravou seu primeiro DVD, com apoio do Instituto CCR, da Statoil Óleo e Gás e da Prefeitura de Niterói. A gravação do DVD aconteceu no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Neste vídeo, em um lindo encontro com o Coro de professores e alunos do Programa Aprendiz – Música na Escola, a Orquestra Sinfônica Aprendiz apresenta  a composição “Sementes do Amanhã”, de Gonzaguinha. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá! 

Data: 15 de abril, quarta-feira

Horário: 18h

Música

Formato: Vídeo retirado do site Youtube

Duração: 5:48

– Outras ações nas redes em abril 

Tour online pelo Teatro Popular Oscar Niemeyer 

Segundas e Quartas, às 10h

Através de fotos e textos informativos o público será levado a um tour online pela arquitetura e detalhes do Teatro Popular.

Facebook e Stories

#TBT

Quintas-feiras, às 10h

Sucesso nas redes sociais, o TBT, além de lembrar dos eventos marcantes da programação do Teatro Popular, irá celebrar o trabalho artístico dos fotógrafos que já passaram por lá. O foco será na estética e técnicas adotadas para esses registros que são de tirar o fôlego. 

Instagram e facebook 

Terças-feiras, às 10h 

O público pode contribuir e divulgar o seu trabalho nas redes sociais do Teatro Popular! Chamada para os cinegrafistas e fotógrafos.

Todas as terças, serão postados os melhores registros audiovisuais e fotográficos, nos stories, feitos pelos frequentadores do local. Basta marcar e mencionar o Teatro Popular na descrição da postagem. 

  • SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS

Face Quarteto Convida Spok
Apresentação de  Cantiga de Rosa/Último Regresso. O Quarteto Face Musical se apresentou na Sala Nelson com participação do saxofonista Spok. Em show alegre e dançante de música instrumental inspirada no choro, forró, frevo e jazz brasileiro. 

Data: 11 de abril, sábado

Horário: 20 horas

Música
Formato: Vídeo
Tempo de Duração: 7:09 minutos

Claudio Lins
Apresentação da música Sentidos. O cantor nos levou em uma viagem pelos grandes sucessos da MPB passando por canções como Canto de Ossanha, Lembra de Mim, Tropicana, Corsário, Oceano, Fora da Ordem, Ponteio, Volte para o seu lar. 

Data: 18 de abril, sábado

Horário: 20 horas

Música
Formato: Vídeo
Tempo de Duração: 4:37 minutos

  • SOLAR DO JAMBEIRO

Nesse 2020 de desafios antes inimagináveis, a direção artística do Solar identifica a vocação dialogativa inerente ao espaço da CASA – lugar do acolhimento, das portas abertas (reais ou metaforicamente) – e estabelece uma curadoria que coloca artistas em diálogo. Em tempos de isolamento social, é imperativo estruturar uma verdadeira casa das artes em que as propostas promovam colaboração mútua a partir da interlocução dos diversos setores de arte. O público pode conferir a programação nas redes sociais do Solar.

  • CENTRO CULTURAL PASCHOAL CARLOS MAGNO

– #PassoupeloPaschoal

Hashtag criada para relembrar e divulgar artistas que já passaram pelo CCPCM. Post no feed do Instagram e do Facebook com foto do artista e informações.

Data: 13, 17 e 20 de abril

– Festejo Ecoartístico: contação de História

Proposta através de vídeo no IGTV (Instagram TV) e Facebook, a contação de história com temática ambiental é voltada para um público infantil como parte do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e de aproximação com a leitura.

Data: 12 de abril, domingo

– Aulas de Forró

Compilado de vídeos feitos pelos professores de forró, ensinando diversos passos para que os seguidores consigam fazer em casa. Post feito no formato IGTV no Instagram e vídeo no Facebook.

Data: 13 de abril, segunda-feira

Quiz CCPCM

Perguntas múltipla escolha sobre as antigas programações do CCPCM e sobre o espaço do centro cultural. Ação feita com a ferramenta teste no stories do Instagram para gerar interação.

Data: 14 de abril, terça-feira

– Duo Carua – Artista

A proposta da atividade é aproximar o público do grupo Duo Carua e divulga-los, apresentando um vídeo com perguntas e respostas dos integrantes em formato IGTV (Instagram TV) e Facebook. 

Data: 15 de abril, quarta-feira

Você sabia?

Ação criada para divulgar curiosidades sobre o CCPCM e gerar interação. Será postada feed do Instagram e do Facebook.

Data: 16 de abril, quinta-feira

– #TBT

Atividade criada como forma de ampliar a interação com o público e relembrar exposições que passaram pelo CCPCM a partir de postagens nos Stories do Instagram com utilização de template com caixas de respostas.

Data: quintas-feiras

– #DicadoPaschoal

Ação criada para informar os seguidores de atividades culturais, cursos, aulas que estejam acontecendo online gratuitamente.

Datas: 11 e 17 de abril

– Festejo Ecoartístico: Oficina de Reciclagem

Oficina de artesanato com produtos recicláveis ao vivo em Instagram. A atividade é voltada para todos as idades e com utilização de materiais facilmente disponíveis em casa para entretenimento e impulsionamento da reciclagem.

Data: 18 de abril, sábado

– #DicadoPaschoalzinho

Ação criada para indicar dicas de atividades produtivas diversas para o público infantil, dentre elas, jogos de improviso, horta caseira e acampamento em casa. Postagens feitas no feed do Instagram e Facebook. 

Data: 19 de abril

– Coral Vozes

Compilado de vídeos de alguns ensaios do Coral Vozes, para divulgação da iniciativa.

Data: 20 de abril, segunda-feira

  • MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR

– Mestre do Mês

Escolher um artista que tenha uma de suas obras no acervo do Museu e contar mais sobre a sua história, sua relação com a arte.

Data: até 12 de abril

– Exposição Virtual

Com fotos e vídeos que serão postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual. A monitoria do Museu Janete Costa de Arte Popular desenvolverá um texto para que a mediação de maneira online seja realizada.

Data: até o fim do mês

– Revisita Ao Espaço Educativo

A proposta desta atividade é realizar um “throwback” com o setor educativo e interativo do Museu Janete Costa de Arte Popular. As perguntas realizadas serão as mesmas que foram feitas na exposição. Por exemplo: “Entre Anjos e Palmeiras” tinham as perguntas “O que te prende?” e “O que te liberta”, enquanto a “Ceará, Terra que Ilumina” tem um quadro com “Verdades” e “Mentiras.          

Data: durante todo o mês e abril

– Contação de História

Por meio de vídeos, histórias populares, folclóricas, serão contadas a fim de mantermos um contato com o público infantil, que é um dos públicos mais fieis do Museu Janete Costa de Arte Popular. Serão contadas histórias de personagens como Saci Pererê, Sereia Iara, etc. A proposta é anexar esta atividade com o programa Arte Popular Para Crianças – que será adaptado para um programa virtual – que possui mais de 4 anos de existência.

Data: a partir do dia 18 de abril, sábado

– A Peça do Mês

A cada mês, uma peça do acervo será selecionada a fim de que se torne a Peça do Mês, onde contaremos todas as informações possíveis sobre ela: ano que a obra foi feita, a quem ela pertencia, a serventia, material executado, dimensões, lugar em que a obra foi feita, título, etc.

Data: de 20 a 26 de abril

  • SALA CARLOS COUTO

Retrospectiva da programação que já esteve no local.

Terças-feiras – música na Sala (Clube do Choro, Arranco de Varsóvia, Chão de estrelas, outras apresentações); 

Quartas-feiras – exposições;

Quintas-feiras – música clássica no Salão Nobre;

Sextas-feiras – Projeto Roda de Novos poetas;

Domingo – Noite de Autógrafos.  

·         THEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI

– Baú TMN

Compilado de vídeos e/ou fotos de espetáculos passados. Solicitado aos artistas/produtores a inclusão de uma fala da experiência de estar no TMN e outra de conscientização de prevenção ao COVID-19.

shows de rock progressivo realizados no TMN

Data: 12 de abril, domingo

Horário: 20h

*Transegun | 8º Ciclo de Leituras Dramatizadas (Homenagem à Erika Ferreira)

Data: 14 de abril, quarta-feira

Horário: 19h

*Canto Batuque Grota | Com Coral Agnes Moço, Batuquebato e Orquestra de Cordas da Grota

Data: 16 de abril, quinta-feira

Horário: 19h

*Focus Cia de Dança | As canções que você dançou pra mim

Data: 18 de abril, sábado

Horário: 20h

*Zanna

Data: 20 de abril, segunda-feira

Horário: 19h

– #EUNOTMN

Hashtag criada para gerar interação com o público que postar fotos de momentos no TMN.

Datas: 11 e 19 de abril

Publicado no Story do Instagram

– Você sabia?

Divulgação sobre curiosidades do TMN.

Datas: 13 e 17 de abril

Post nos feeds do Instagram e do Facebook

– Quiz

Perguntas de múltipla escolha sobre o TMN para gerar interação com o público.

Data: 15 de abril

Post no Story do Instagram

– #TBT 25 anos

Divulgação de registros fotográficos de espetáculos apresentados ao longo dos últimos 25 anos. Acervo do TMN.

Data: 16 de abril

Post nos feeds do Instagram e do Facebook

·         IGREJA DE SÃO LOURENÇO DOS ÍNDIOS

– ‘Entoados’ (2006, 1h26min)

Documentário realizado a partir de pesquisa nas festas e datas importantes dos municípios de São João del-Rei, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Catas Altas e Tiradentes durante três anos para registrar os toques, os sineiros, os sinos e a singularidade dessa referência cultural secular em Minas Gerais. É uma forma diferente de conhecer um pouco da história de Minas Gerais, contada por meio do olhar religioso e da voz dos sinos, revelando um universo paralelo no cotidiano, para o qual é necessário ter ouvidos e olhos atentos para percebê-lo. Mais do que um veículo de comunicação, o ritmo dos sineiros toca a vida nessas cidades e divulga informações importantes para a população. 

Data: 14 de abril, terça-feira

Horário: 18 horas

*Programações sujeitas às alterações pelos equipamentos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Compartilhe esta matéria:

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.




Publicidade


Top