Escolas municipais recebem novas tecnologias na semana do aniversário de Maricá


Lousas digitais, tablets e kits de robótica fazem parte do pacote de desenvolvimento apresentado pela Prefeitura na CEPT Professora Zilca Lopes da Font

Prefeito Fabiano Horta e a secretária de Educação Adriana Costa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta terça-feira (24/05) para pais, alunos e toda a comunidade escolar da rede municipal, um conjunto de novas tecnologias: llousas igitais, que serão utilizadas pelos professores nas salas de aula; e tablets com acesso à internet destinados aos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Como parte do pacote de desenvolvimento para as comemorações de 208 anos do aniversário da cidade, datado na próxima quinta-feira (26/05), a demonstração aconteceu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

Além desses equipamentos, foram apresentadas outras aquisições da Secretaria de Educação, como kits e laboratório, ambos de robótica, tix letramento – equipamento usado em salas de recursos para alunos com deficiência, como teclados inclusivos e dispositivos para controle de notebook por piscada de olho –, mesa infantil e de alfabetização, laboratório itinerante, sala maker – reúnem de todas as ferramentas tecnologias adquiridas –, laboratório de matemática e impressora 3D. Na ocasião, os alunos puderam experienciar o uso de cada um dos equipamentos e foi impresso na 3D, como demonstração, uma miniatura do ônibus Vermelhinho e um escudo do Botafogo, clube favorito do prefeito de Maricá.

Durante a cerimônia, o prefeito Fabiano Horta fez uma entrega simbólica dos tablets nas mãos dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental – os primeiros a receberem o equipamento tecnológico. “Temos uma travessia a fazer, a de absorver todo esse mundo digital e dinâmico, que vai trazer um jeito de pensar diferente, surgir a partir de hoje nas nossas salas de aula. Esse é um desafio que a gente já sai daqui comprometido com a entrega, com a execução, com a interação, pelo acesso a tudo isso que é novo. Vivemos uma nova realidade, de um mundo que está sendo transformado a partir das nossas ações no presente”, afirmou o prefeito.

Lousas digitais para professores

Ao todo, foram adquiridas 200 novas lousas digitais que se somam as já 62 existentes nas salas de aula das unidades da rede municipal de ensino. As lousas, com acesso à internet, trazem um importante recurso pedagógico para o professor: o modelo possui um display interativo que fica protegido quando elas estiverem desligadas e visível quando em funcionamento. É sensível ao toque do professor e possuiu um sistema Android, como em um tablet.

Outro modelo digital já existente nas salas de aula possui projetores que fazem a transmissão das imagens oriundas de um computador para a área da lousa interativa. “Estamos aqui falando de desenvolvimento, inovação, conhecimento, mas, principalmente, sobre uma cidade que investe os royalties do Petróleo no conhecimento, dando oportunidades e acesso a quem precisa”, disse a secretária de Educação, Adriana Costa.

Satisfação dos pais de alunos

Acompanhando a cerimônia de apresentação das novas tecnologias, Magno Cortese, de 36 anos, pai de uma aluna da rede municipal, falou das experiências que o município proporciona aos alunos ao incluir tecnologia no ensino.

“Tecnologia é o futuro, é o presente, é tudo o que tem de bom! O nosso município tem projetos e isso, por si só, é motivo de comemoração. Eu, como pai de uma aluna da rede, vejo as melhorias que a Prefeitura faz pelas crianças. Só tenho a agradece”, disse o vendedor que se encantou ao ver a impressora 3D. “É um equipamento que só vemos na televisão. Costumo ver alguns programas falando de tecnologia e ver uma impressora 3D pessoalmente é muito legal”, declarou.

Tablets para os alunos e seu funcionamento

Foram adquiridos também 15.600 tablets com acesso à internet para uso de estudantes da rede municipal do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os equipamentos serão utilizados para difundir os conteúdos referentes às aulas de reforço, que serão divulgados por meio do sistema Conecta Maricá. Com o dispositivo tecnológico, o aluno conseguirá de casa acessar o sistema e visualizar os conteúdos repassados pelos professores e respondê-los.

Os professores da rede já receberam auxílio conectividade para adquirir equipamentos tecnológicos de livre escolha – motivo pelo qual não receberão os tablets. A equipe técnica da secretaria terá à disposição 77 desses dispositivos, além dos destinados aos estudantes. Após a entrega dos tablets nas unidades escolares, os responsáveis dos alunos serão comunicados para que façam a retirada do equipamento.

Kit de robótica

O conjunto de materiais adquiridos permite o aprendizado dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental utilizando conceitos básicos de robótica, como a montagem de projetos mecânicos com a utilização de motores. Os componentes elétricos e eletrônicos são introduzidos de forma controlada e de fácil manuseio.

Sala Multiuso tornam ensino mais atraente

Locais dotados de tecnologias educacionais, as salas multiuso são ferramentas importantes para diversificar as aulas dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tornando-as mais atraentes por meio de utilização de novas tecnologias em um ambiente criativo de aprendizagem. Elas possuem kits de robótica, laboratórios móveis com netbooks para uso dos alunos, impressoras 3D, display interativo, kits de laboratórios de física, ciências, biologia, entre outros.

Laboratórios móveis com netbooks para uso dos alunos

Os laboratórios são compostos por um carrinho móvel equipado com um roteador wi-fi, que comporta até 40 netbooks e se transformam em tablets para uso dos alunos e um notebook para uso do professor. Por meio do roteador wi-fi, é gerada uma rede com acesso à internet que é utilizada pelo professor e pelos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Foto: Elsson Campos

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top