Escritor e humorista Geovany Hércules vence o Prêmio Barco a Vapor 2021


O Prêmio Barco a Vapor, que em 2020 agraciou o niteroiense Guilherme Semionato, tem como vitorioso na edição de 2021, o potiguar Geovany Hércules.

O caminho percorrido por Geovany até a sua mais nova conquista foi longo e nem um pouco fácil. O escritor, de 28 anos, decidiu fazer de sua resistência uma forma de mostrar a sua arte. O jovem escritor nasceu no munícipio de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte e desde os quatro anos mora em São Paulo, no bairro do Grajaú. A realidade que ele encontrou na capital paulista, ao longo de mais de duas décadas se transformou no livro SP_Granja_Trip, garantindo a Geovany o título de grande vencedor da 17ª edição do Prêmio Barco a Vapor, considerado o mais importante concurso que revela talentos da literatura nacional infantojuvenil. Das 1.244 obras inscritas, a de Geovany foi escolhida pelo juri do concurso promovido pela Fundação SM em parceria com a SM Educação. 

Geovany estava na rua, a caminho do trabalho em uma produtora audiovisual na capital paulista, quando recebeu a notícia de que havia sido o vencedor do prêmio.

“Estou muito feliz e surpreso. A ficha ainda não caiu. Sp_Graja_Trip foi a minha tentativa de mostrar que as características mais definidoras das periferias de São Paulo não são a violência urbana e o crime, mas sim a rede de afetos e solidariedade que seus habitantes constroem”, afirma Geovany, que é graduado em Cinema e Audiovisual e mestre em Comunicação Social.

O livro narra o dia a dia da vida de um grupo de jovens do Grajaú, na periferia de São Paulo: seus ideais e projetos de vida, seus gostos musicais, artísticos e literários; suas formas de sobreviver, de se relacionar e se divertir, como nos “rolezinhos” ou bailes funk. Amparados pela amizade, pela convivência na comunidade e nas famílias, cujos laços são fortes, eles lidam com dificuldades, amadurecem, buscam se afirmar e superar o abismo periferia-centro, mantendo vivos seus sonhos e ideais.

Para o júri, Sp_Graja_Trip possui “um texto transgressor, forte, polifônico e, sobretudo, um retrato verossímil e convincente de uma juventude que multiplica os padrões do nosso tempo.” Ainda de acordo com a banca examinadora, a narrativa se constrói com uma riqueza e originalidade de referências culturais, misturando percepções do que é centro e do que é periferia na cultura, com diálogos inteligentes e ágeis e uso natural de uma oralidade própria dos espaços em que as ações se desenrolam, assim como a descrição realista das cenas.

A conquista rendeu a Geovany o prêmio de R$ 40 mil, além da publicação da obra pela SM Educação. A cerimônia de premiação será realizada em novembro no formato on-line, por conta da pandemia, em data a ser definida.

Resistência também em forma de humor

Geovany utiliza bastante o humor em suas narrativas – característica que o levou aos palcos. Além dos contos e roteiros, o escritor tem participado, nos últimos anos, de apresentações de stand-up comedy, tendo como pano de fundo também a periferia – segundo ele, “a sua maior inspiração”. Feliz pelo reconhecimento, Geovany garante que a conquista do Barco a Vapor deu um “gás” para ele seguir na caminhada:

“Sempre fui adepto da ética e do espírito punk/hardcore do “Faça Você Mesmo”. Não posso esperar que me notem, preciso correr atrás do que quero. Então, é muito gratificante ser reconhecido pelo meu trabalho. Dá gás para continuar nessa caminhada. Espero que os leitores de Sp_Graja_Trip embarquem nessa viagem tresloucada pelos becos e vielas do Extremo Sul da Zona Sul de São Paulo”, finaliza.

Sobre o prêmio

Promovido nos nove países em que o Grupo SM atua, o Prêmio Barco a Vapor é uma iniciativa da Fundação SM em parceria com a SM Educação, com o objetivo de revelar novos autores e estimular a criação literária nacional, engajando crianças e jovens com a literatura. Em sua 16ª edição, no ano passado, o vencedor foi Guilherme Semionato, com o livro “Nossa Bicicleta”, que narra a história de um garoto que, após o pai ir embora, resolve tomar uma decisão impensada envolvendo uma antiga bicicleta da casa. Na busca por uma solução para esse problema, ele percorre um caminho repleto de afetos e memórias familiares.

Sobre a Fundação SM

A Fundação SM busca apoiar e desenvolver projetos voltados para a melhoria da qualidade da educação, que percebem o ser humano em sua totalidade, apoiando iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top