Gabriella Marinho apresenta oficina de introdução à cerâmica no Arte na Rede
Por conta da pandemia de coronavírus, os niteroienses que costumam prestigiar os espaços públicos de cultura acompanham com interesse a...

Por conta da pandemia de coronavírus, os niteroienses que costumam prestigiar os espaços públicos de cultura acompanham com interesse a programação virtual oferecida pela Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói. Entre os programas oferecidos, está o “Arte na Rede” que recebe nesta sexta-feira, a artista Gabriela Marinho apresentando a oficina virtual de introdução à cerâmica: “argila, sustentabilidade e ancestralidade”. Gabriella é ceramista, moradora de São Gonçalo, tem graduação em Comunicação Social e especialização em Literaturas Africanas. Sua oficina aborda o contraponto entre tecnologia ancestral, industrialização e padronização de feituras que corriqueiramente perdem traços identitários e culturais. Fala também da importância que o manuseio do barro tem na história como a cerâmica se torna algo essencial para o cotidiano da humanidade.
Gabriella tem 26 anos e pesquisa a arte da cerâmica e sua relação com a história da arte de países africanos desde 2016, quando abriu o Ateliê Kianda, no Jardim Catarina, em São Gonçalo. Desde então, já produziu peças artísticas e utilitárias desenvolvendo diversas técnicas manuais e participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro, Cabo Frio e Argentina. “Desde o início tive como intuito desenvolver um trabalho criativo e manual. O que mais me motivou quando me aprofundei na rotina da produção cerâmica é a construção de narrativas artísticas e registros, quase que eternos, da cultura e história de diferentes povos”, explica a artista.
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".