No período de 5 a 7 de novembro, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), da Universidade Federal Fluminense e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da FIS Week 25, o maior evento de inovação, criatividade e tendências de saúde da América Latina. É a segunda vez que a instituição participa da convenção com um estande apresentando as principais linhas de pesquisa, além de fazer parte de uma mesa de inteligência artificial aplicada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Além do stand, foram apresentadas as startups vinculadas do Huap-UFF e os laboratórios de pesquisa e inovação, como o Health, Science & Education Lab (FabLab), que esteve presente na mesa redonda “Como a impressão 3D pode revolucionar a medicina”. “Falamos sobre a utilização da impressão 3D como modelos personalizados, para o ensino, para a recuperação de pacientes e educação de futuros profissionais de saúde, bem como para o planejamento de procedimentos cirúrgicos e ortopédicos aqui do hospital, cirurgias de escoliose e até mesmo para modelagem pra produção de próteses”, explica o coordenador do FabLab, Cláudio Tinoco.
O Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, participou da mesa “Inteligência artificial na prática clínica e na gestão do SUS: desafios e oportunidades”, juntamente com o professor Cláudio Tinoco. “Foi uma oportunidade não só de mostrar o nosso trabalho, mas também de fazer uma conexão em rede com todo esse ecossistema da saúde, no sentido de propiciar novas oportunidades, novas parcerias, novas colaborações. Por isso, sendo um hospital de ensino e pesquisa e assistência, é muito importante a nossa participação nesse evento”, comentou Beni, que também esteve presente na mesa sobre os desafios das universidades na saúde, além de outros eventos da convenção.
A FIS Week 25 foi um evento promovido pela iniciativa FIS, organização sem fins lucrativos que objetiva ampliar o acesso à saúde pública e privada. É a maior comunidade de saúde da América Latina, que conta com uma rede de mais de 40 empresas e entidades parceiras.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh, com informações da Agência Brasil (Por Paola Caracciolo)
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".