I seminário multidisciplinar sobre práticas de desospitalização é realizado no Huap-UFF
O processo de desospitalização consiste em promover, de maneira segura, a transição do cuidado de um paciente que vai do hospital para tratamento em casa. Pensando em maneiras de aprimorar a assistência a esses casos, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) realizou o primeiro Seminário Multidisciplinar sobre Práticas de Desospitalização, que aconteceu no período de 12 a 14 de novembro, com objetivo promover o debate qualificado sobre práticas de desospitalização no âmbito do SUS, articulando reflexões teóricas, experiencias institucionais e estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.
Durante o evento, promovido pela Unidade de Saúde Mental (USME) do Huap, participaram gestores, docentes, residentes, profissionais de saúde e representantes de diferentes setores do hospital, da universidade e da Rede Metropolitana II. Foram realizados minicursos, palestras e rodas de conversa com o compartilhamento de experiências sobre a desospitalização. “O Seminário evidenciou o esforço institucional do Huap em superar o modelo fragmentado de assistência e reafirmar a desospitalização como diretriz estruturante do SUS”, afirmou Tânia Ventura, chefe da USME.
Tânia destacou, ainda, que o evento demonstrou que o cuidado integral pressupõe ações contínuas, compartilhadas e orientadas pela perspectiva de Rede e reafirmou que desospitalizar não significa apenas retirar o usuário do ambiente hospitalar. “Significa garantir que ele seja acompanhado de forma digna, segura e articulada com sua realidade, reforçando o compromisso do SUS com uma atenção mais humana, eficiente e territorializada”, ressaltou.
Para a cerimônia de abertura estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal Fluminense, Fábio Passos; o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Andréa Jorge; a diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Gisele Caldas; a chefe da Unidade Multiprofissional do Huap, Thaís Dilinger; e a chefe da USME, Tânia Ventura. Ainda na abertura do evento houve a apresentação cultural do Quinteto de Cordas da Orquestra da Grota.
Os representantes institucionais destacaram a relevância da temática, a importância da integração entre setores e o compromisso do Huap com a qualificação das práticas assistenciais. As falas destacaram a necessidade de fortalecer os fluxos de cuidado e consolidar a desospitalização como diretriz estratégica para uma atenção integral, humanizada e articulada ao território.
No primeiro dia do seminário, foram ministrados os cursos “Comunicação de notícias difíceis” e “Matriciamento em saúde”. No dia 13, o evento prosseguiu com as mesas “Cuidados Intermediários em Saúde”, “Desospitalização: o Segmento do Cuidado na Rede”, “Cuidados paliativos e Relatos de Experiencia de Sucesso no Brasil e Itália”. Encerrando o seminário, no dia 14 foram realizadas as mesas “Intersetorialidade e Produção do Cuidado”, “Conhecendo a Rede Metropolitana II”, “Telemedicina como Ferramenta para o Cuidado Integrado” e “Atenção Básica e Continuidade do Cuidado”.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do Huap-UFF, Andréa Jorge, destacou que o seminário foi uma organização da equipe de desospitalização, que é um grupo constituído por profissionais de diversas especialidades, dentre médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, que irá atuar junto ao paciente que recebe alta do hospital e vai receber cuidados em casa ou na rede básica de saúde.
“A alta do paciente não termina quando ele sai do hospital, e para que esse cuidado possa permanecer de forma efetiva é preciso que haja uma comunicação daqueles que vão receber o paciente lá fora, e o objetivo do seminário foi exatamente esse: aproximar, as redes básicas, as redes de atenção básica do Hospital Universitário Antônio Pedro”, ressaltou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh – Por Paola Caracciolo
Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".