Joelho… como está o seu?

Trabalho com ginástica coletiva há 20 anos e como personal trainer há 15, meus clientes têm como objetivo a qualidade…

A articulação do joelho é uma das articulações mais fortes e mais importantes no corpo humano, ela é responsável pelo deslocamento enquanto suporta o peso do corpo. Movimentos nesta articulação são essenciais para muitas atividades cotidianas, incluindo andar, correr, sentar e ficar de pé, fornecer estabilidade e atuar como um amortecedor.

Essa estrutura é formada por um conjunto de 3 ossos, patela, menisco, cartilagem, ligamentos e líquido sinovial. Muito recrutada durante a vida, costuma ter um desgaste importante de acordo com o estilo de vida, no caso das mulheres têm um risco aumentado de condromalácia, devido a fatores biomecânicos e anatômicos.

Mas essa estrutura pode e deve ser fortalecida, por isso é importante que você tenha uma rotina de treino de força, mobilidade e flexibilidade para evitar o desgaste excessivo, assim como manter a melhor qualidade de vida na sua rotina. Uma variedade de exercícios deve ser realizada, para que essa estrutura se matenha forte e funcional, um bom exemplo é o agachamento,  que ao contrário do que muitos pensam, quando feito consciente e corretamente é extremamente eficaz, gerando aumento de força, equilibrio articular, ajudando a prevenir e corrigir lesões.

Nicole Buzzin

Trabalho com ginástica coletiva há 20 anos e como personal trainer há 15, meus clientes têm como objetivo a qualidade de vida, envelhecer com saúde e bom funcionamento do organismo, alguns também focam em performance na corrida.

Como uma grande porcentagem das mulheres, 80% das minhas alunas possuem condropatia no joelho ou lesões de menisco, mas isso não as impede de realizarem suas atividades pessoais e treinos, na verdade os treinos têm o foco de fortalecer essa estrutura de forma global e específica, para que possam viver sem restrições.

Vamos nos cuidar e ter uma longevidade ativa e sem limitações.

Atenção, é de suma importância que procure um profissional que avalie e construa o melhor treino para seu caso, além de levar relatórios de saúde feito por médicos especializados.

Nicole Buzzin, 45 anos, corredora amadora formada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. CREF 31791 G RJ

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top