Acompanhe nossas redes sociais

Leonardo Giordano lança sua pré-candidatura a deputado estadual


O Vereador e ex-secretário das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, lança nesta terça-feira, sua pré-candidatura a deputado estadual. Como legislador ele pretende defender uma Lei Aldir Blanc estadual e um programa para ocupação, por grupos culturais, de imóveis públicos ociosos

A trajetória política de Giordano é marcada pela luta por direitos da população e intensa atuação na cultura, Com o lema “Cultura é direito”, ele recebeu apoio de diversos coletivos sociais, culturais e organizações de bases comunitárias, que participaram, inclusive, da construção coletiva de suas propostas. Entre os apoiadores está a deputada federal Jandira Feghali, relatora da Lei Aldir Blanc 1 (LAB) e co-autora da LAB 2.

Como secretário das Culturas de Niterói, Giordano – que também é presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores – alcançou grandes marcos para a cidade. Entre eles, a execução de mais de R$ 70 milhões em editais, chamadas públicas e projetos estratégicos para recuperação da economia da cultura durante o período desafiador da pandemia, obtendo reconhecimento internacional e Certificado Nacional de Responsabilidade Cultural; a elaboração da Carta de Direitos Culturais – NIterói é a única cidade do país a ter esse instrumento, considerado de vanguarda em políticas públicas; entre outras ações que permitiram a retomada econômica do setor cultural, gerando emprego e renda, e amparando trabalhadores e trabalhadoras da cultura.

Entre as propostas de Giordano para um futuro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está a elaboração de uma Lei Aldir Blanc estadual, que garanta recursos de forma permanente para o setor cultural do Rio de Janeiro; a implantação de arenas culturais na Baixada Fluminense; e a criação do programa estadual “Minha Sede, Minha Vida”, para promover a ocupação, por grupos e coletivos culturais, de imóveis públicos que se encontram fechados. .

O evento de pré-lançamento está marcado para amanhã, às 18h, no Circo Voador, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top