Evento: “Marejada Cultural” anima praia de Itaipu com diversas atrações

Além da cozinha típica, evento que acontece neste final de semana, combina apresentações musicais, exibição de filmes, rodas de conversas...

Além da cozinha típica, evento que acontece neste final de semana, combina apresentações musicais, exibição de filmes, rodas de conversas e exposições.

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a “Associação Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu” promove a 5ª edição da Marejada Cultural. Além da cozinha típica, a tradicional festa, selecionada na 1ª edição do Edital de Ações Locais da Cultura Niterói, vai ter exibição de documentários e apresentação de grupos musicais. Além disso, o público vai poder acompanhar corridas de barcos, futebol, gincana e campeonato de dominó com a participação de pescadores, familiares e moradores da comunidade pesqueira.

No festival gastronômico, 8 barracas vão preparar deliciosos frutos do mar, à base de peixes, mexilhões, polvos e lulas. A Marejada Cultural tem o objetivo de dar visibilidade às tradições festeiras dos fundadores da aldeia que deu origem a Vila de Pescadores e ao Bairro de Itaipu, além de incentivar a proteção dos recursos naturais e sua conservação, potencializando o desenvolvimento ecológico, os aspectos históricos e socioculturais da Região Oceânica.

Programação:

Dia 31 de agosto (sábado)

Das 9h às 18h – Museu de Arqueologia de Itaipu

O Museu de Arqueologia de Itaipu apresenta as exposições Percurso do Tempo: Revelando Itaipu; Faces de Itaipu: As Expressões do Passado pelas Lentes de Ruy Lopes; e Herança da Terra. Todas abordando as temáticas com as quais o museu trabalha que são as ocupações pré-históricas locais, as comunidades tradicionais da região e o histórico do Recolhimento de Santa Teresa, local onde o museu se situa.

09h – Torneio de futebol

local: Areia de Praia – Canto de Itaipu

A paixão nacional tendo como campo as areias da praia de Itaipu, em uma tradicional e divertida pelada à beira-mar.

10h – Torneio de canoagem de pesca

local: Areia de Praia – Canto de Itaipu

Serão três canoas, com quatro competidores cada uma, disputando qual a mais veloz na remada do mar, resgatando como esporte uma tradição dos pescadores de Itaipu.

11h – Roda de conversa: Economia Solidária no Canto de Itaipu: memória e re (existência)

local: Museu de Arqueologia de Itaipu

Considerando as diversas tradições e experiências de economia solidária nesta comunidade, tais acontecimentos culturais e sociais ganham novos significados ao longo do tempo. Presença de lideranças locais, movimentos sociais e frentes parlamentares.

Das 14h às 15h30 e das 16h às 17h

Samba com Paulo Zerbini

Cantor, compositor, instrumentista e percussionista, Zerbini é nascido e criado no bairro de Santa Rosa. Frequentou escolas de samba como Acadêmicos do Cubango e de rodas de Samba da cidade como “do Beltrão”, “Candongueiro”, “Quintal do Parque”, entre outras. No repertório, grandes sucessos do samba de raiz e MPB, como: Wilson das Neves, Zé Keti, Chico Buarque, João Nogueira, Beth Carvalho, Almir Guineto, Djavan, João Gilberto, Gonzaguinha, entre outros.

Formação: Vitinho (surdo,tantã e voz), Fabio Vasconcelos (violão e voz), Robertinho (cavaquinho e voz) e Rodrigo Phrango (pandeiro, percussão geral e voz) e Paulo Zerbini (repique de mão e voz)

18h – Cineclube: Mostra de Cinema do Mar:Caiçaras àsmargens do Brasil + curtas-metragens

local: Museu de Arqueologia de Itaipu

O documentário aborda a vida e a cultura da população caiçara que reside no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e em várias comunidades espalhadas por toda a costa do estado de São Paulo. O trabalho revela os fatores que colocam em risco suas tradições, como turismo excessivo, especulação imobiliária, grilagem de terras, implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por esse povo e ameaça da indústria petrolífera. (duração: 88 minutos)

18h – Marejada Reggae 19

Criada a partir da reunião de amigos, a banda nasceu na programação da Marejada Cultural edição 2019.Formada por músicos com ampla bagagem musical em Niterói, o grupo traz em seu repertório canções clássicas nacionais e internacionais que falam de justiça, de amor, de resistência, do mar e da natureza.

Formação: Mario Seixas (voz), Paulinho Ganaê (voz), Careca Camillo (voz e violão), Fabinho Muniz (bateria), Fabio Azevedo (baixo), Marvin Foster (guitarra), Ricardinho Andrade (Guitarra)

Dia1 de setembro (domingo):

9h – Torneio de Dominó

local: Bar da Nazé

O esporte preferido entre os pescadores nos dias em que o mar não está para peixe

10h – Roda de Capoeira, Grupo Centro Cultural Senzala, Contramestre Tetel (Quintal dos Pescadores)

11h – Bia Bedran

Atração infantil

Bia Bedran apresenta seu espetáculo musical composto de histórias, brincadeiras, suas canções já conhecidas junto às crianças e educadores e outras inéditas. Valorizando a presença física dos livros como dentro de uma grande biblioteca, os contos e as personagens ganham vida numa contínua viagem musical. Na percussão, Paulão Menezes; na rabeca, no bandolim e vocais, Guilherme Bedran; no acordeon, teclado e vocais, Tadeu Santiago; e o seu inseparável violão carinhosamente chamado por ela de João Sebastião Benedito de Souza.

Das 11hàs 18h – Museu de Arqueologia de Itaipu

11h – Roda de conversa: Roda de Mulheres

local: Museu de Arqueologia de Itaipu

O encontro tem como objetivo apresentar e debater as mudanças e permanências experimentadas no cotidiano destas mulheres, bem como suas relações com a pesca, família e a comunidade do entorno, mediante o desenvolvimento de suas vivências e consequente pertencimentos, em meio ao espaço da praia de Itaipu. Este encontro será mediado pelo antropólogo Professor Ronaldo Lobão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com intuito de registrar os relatos e testemunhos relativos à história dessas mulheres, que trazem consigo mais de meio século de tradições, memórias e transformações.

Das 14h às 15h30 e das 16h às 17h

Samba com Paulo Zerbini

Cantor, compositor, instrumentista e percussionista, Zerbini é nascido e criado no bairro de Santa Rosa. Frequentou escolas de samba como Acadêmicos do Cubango e de rodas de Samba da cidade como “do Beltrão”, “Candongueiro”, “Quintal do Parque”, entre outras. No repertório, grandes sucessos do samba de raiz e MPB tais como: Wilon das Neves, Zé Keti, Chico Buarque, João Nogueira, Beth Carvalho, Almir Guineto, Djavn, João Gilberto, Gonzaguinha, entre outros.

Formação: Vitinho (surdo, tantã e voz), Fabio Vasconcelos (violão e voz), Robertinho (cavaquinho e voz) e Rodrigo Phrango (pandeiro, percussão geral e voz) e Paulo Zerbini (repique de mão e voz)

Das 15h30 às 16h

Lançamento da Campanha pela Aprovação do Projeto de Lei: Gari do Mar; Caça à Pesca Fantasma Local: Palco dos Shows Artísticos descrição: Uma parcela significativa de artefatos de pesca como redes, linhas e anzóis são perdidas ou simplesmente abandonados erroneamente no ambiente marinho. Todo este material descartado no mar continua a capturar animais marinhos, perdendo, assim, sua função social e reduzindo a capacidade pesqueira local. O Projeto de Lei prevê a localização e a retirada destes resíduos sólidos subaquáticos. Presença confirmada de: Leonardo Giordano – autor do projeto de lei

Caio Salles – programa de pós graduação em Ecoturismo e Conservação pela UniRio e Instituto Mar Urbano

18h – Cineclube: Mostra de Cinema Mar: BAÍA URBANA + curtas-metragens

local: Museu de Arqueologia de Itaipu

O documentário exibe a vida marinha resiliente de um ambiente maltratado pela poluição diária, com despejo de esgoto e de lixo. O diretor Ricardo Gomes teve a ideia de filmar o fundo do mar após observar diversas críticas internacionais sobre a baía no período que antecedeu as Olimpíadas do Rio. (duração: 73 minutos)

18h – Rafael Lira

Músico de Niterói, sempre esteve presente na cena da noite com intérprete, produtor fonográfico e violonista. No repertório, clássicos do Nordeste brasileiro como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, João do Vale, Zé Ramalho entre outros. Mesclando também com a sonoridade do Blues, Folk e Rock n roll

Formação: Rafael Lira (voz e violão), Alex Loureiro (guitarra e baixo), Arthur Solano (guitarra e violão) e Fabricio Figueiredo (bateria)

Participaçoes : Mauricio Xerife na Gaita e Isaías

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:

deliciosos pratos com frutos do mar preparados pelas famílias de pescadores.

(unidades/ porções de R$5,00 a R$40,00)

CARDÁPIO:

Bobó de Camarão – Nazé

Linguiça de Camarão – Rafael

Polvo – Erika

Lambe Lambe – Nicinho

Bolinho de Peixe e Panqueca – Dorinha

Pastel de Mexilhão – Diele

Lula a Dorê – Marcelo

Sardinha Frita – Gete

Doces Caseiros – Márcia

Hambúrguer de Peixe – Elaine

Serviço

Marejada Cultural dos Pescadores de Itaipu

Data: 31 de agosto e 1º de setembro de 2019

Horário: das 9h às 21h

Local: Praia de Itaipu e Museu de Arqueologia de Itaipu – Praça de Itaipu, sem número

Entrada gratuita

Fotos: Mabel Antunes

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top