Maquiagens que dão vida e alma as fantasias da viradouro

Profissionais da Viradouro dedicam horas estudando  e criando maquiagens como as pérolas que parecem  adereços, mas, na realidade, são pinturas…

Profissionais dedicam horas estudando as melhores técnicas  e criando maquiagens como as pérolas que parecem  adereços, mas, na realidade, são pinturas artísticas  utilizando técnica francesa

Quando a Viradouro entrar na Sapucaí , enquanto mestre Ciça embala os primeiros sons da sua bateria nota 10,  os rostos da arquibancada estarão de olho no que a Vermelha e Branco irá mostrar na avenida . Mas, quem olha as fantasias e fica boquiaberto com as pinturas dos rostos e corpos , nem imagina que por trás  de todo o luxo , brilho e resplendor existem muitas horas de estudo, treinamento , técnicas de maquiagem e muita  criatividade para dar  vida as alas , e muitas vezes comissão de frente através de pinturas artísticas .Também, não imagina que pérolas podem ser tão milimetricamente trabalhadas com maquiagem, que nos rostos , parece adereços  e joias .

A responsável por estes rostos resplandecentes é Christina  Gal . desde 2018 a maquiadora inova e mostra que pode fazer o diferencial, utilizando técnicas francesas , ao lado de Juranda o que lhe rendeu o título de melhor maquiador artístico numa revista especializada , após maquiar a comissão de frente e algumas alas , consagrou seu lugar na Vermelha a Branca de Niterói .

Christina Gall e sua equipe,  são responsáveis pela criação de vários personagens baseada em cursos feitos na França e com patrocínio de uma grande marca francesa.

“As pessoas acham que é só ir lá e fazer um rosto bonito. Não é!!!!!! Tem pesquisa, tem estudo, tem análise de figurino, afinal, tudo é julgado. Nosso trabalho está sujeito às ocorrências da natureza como  calor ou chuva. Por isso foi feito todo um estudo para as maquiagens que serão feitas com tinta à prova de água  Foram muitas horas sem dormir ”, explica Gall.

Uma dessas personagens a Sereia, marcou o desfile da Unidos da Viradouro de 2020. pra que ela saísse, foram duas semanas antes do desfile. O figurino estava pronto e eles acharam que a maquiagem poderia trazer diferença. O que seria só pintura do rosto e cabelo virou também  maquiagem do tórax da sereia e tinha que ser resistente a água porque uma atleta de nado ficaria dentro da agua .

As ganhadeiras da comissão de frente também fizeram um grande sucesso .Ela colocou  o ouro. O valor que essas mulheres tinham e tem. As escravas  mostrando o empoderamento numa leitura atual, mas que encaixasse nas negras escravas que iniciaram tudo.

Ela chegou  a  ir França acompanhada de vários de seus personagens para falar sobre a técnica usada nos componentes da escola de samba de Niterói.

“Nem sempre os melhores trabalhos são os que o público ama, porque o melhor trabalho passa despercebido. Ele fica invisível, sabe por quê? Porque ele se integra tanto ao figurino que a gente não sabe onde um acaba pra começar o outro. Eu sempre procuro levar algo inovador , mas sempre muito elaborado, e este ano o que eu criei realmente vai fazer com que muitos queiram utilizar essa técnica , e quem sabe não vira uma tendência    ”, aposta a maquiadora .

Muita gente não sabe o que e quanto custa o trabalho de um profissional por trás dos rostos que atravessam a Marquês de Sapucaí, levando quem assiste aos desfiles a outros mundos e realidades. Muitas vezes o trabalho desses profissionais fica esquecido em meio a outras tantas frentes do espetáculo. Mas Christina Gall está aí para contar essa história real que faz acontecer o mundo de fantasia e que abre frente no mercado de trabalho para toda uma equipe de mão de obra especializada.

Para este ano, Gall promete muitas surpresas, mas está disposta a alguns spoilers sobre o que a Viradouro vai levar pra Sapucaí, sem comprometer o impacto guardado para a Avenida. Serão 600  pessoas maquiadas com  

O sucesso do trabalho de Gal foi tão  grande que este ano, sua maquiagem já deu vida ao Arlequin que é a Capa do CD da vermelha e Branca e promete muito .Ela conta com a ajuda de cerca de 220 alunos  do curso profissionalizante do Senac , uma parceria que já vem fazendo há três anos já teve o apoio de 15 maquiadores franceses .Essa turma tem cerca de duas horas para deixar os rostos lindos e os personagens  reais na hora do desfile O trabalho da maquiadora está sujeito às ocorrências da natureza como  calor ou chuva. Por isso foi feito todo um estudo para as maquiagens que serão feitas com tinta à prova de água Foram muitas horas sem dormir .Este ano

Além do Senac a maquiadora conta  com o apoio  e  parcerias  da França , a Guaranho Events  que trás a equipe de maquiadores  para o Rio de Janeiro e já levou a equipe de Gal para a cidade Francesa de Paris , para aprender novas técnicas .Além disso tem a marca de maquiagem a Lovely Pop Cosmetics  que envia trinta quilos de maquiagem por ano para a equipe trabalhar .

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top