Niterói começa dose de reforço em idosos

Com 97,5% da população adulta vacinada, Niterói inicia dose de reforço em idosos nas Instituições de Longa Permanência da cidade,…

Com 97,5% da população adulta vacinada, Niterói inicia dose de reforço em idosos nas Instituições de Longa Permanência da cidade, nesta sexta-feira (27) 

 Niterói vai começar a vacinar com a terceira dose os 1.200 idosos mantidos em instituições de longa permanência da cidade, a partir desta sexta-feira (27). A cidade será a primeira a oferecer dose de reforço para este público. A imunização será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que irão aos locais. Adolescentes de 16 anos já podem se vacinar nesta sexta (27) e sábado (28). Até o momento, Niterói já vacinou 399.765 mil pessoas com a primeira dose, o que significa 97,5% população acima de 18 anos e 77% da população geral. Mais de 232.600 mil niteroienses possuem o esquema vacinal completo com as duas doses ou a vacinação em dose única, que representa 56% população acima de 18 anos e 45% população geral.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que o município, mais uma vez, se coloca na vanguarda com o esforço para vacinar toda a população. 

“A cidade, mais uma vez, se coloca na vanguarda no país, nesse esforço grande de vacinação de toda a população. Já temos mais de 97% dos adultos vacinados. Nossa ênfase agora será na segunda dose e na busca ativa. É muito importante que a gente consiga imunizar toda a nossa população o mais rapidamente possível. Estamos fazendo a nossa parte e é importante que você faça a sua. Se você já está no momento de tomar a segunda dose, é importante que o faça. É um ato de respeito e preocupação com a nossa cidade. Se a gente se protege, ajuda a proteger quem está perto de nós”, enfatiza o prefeito. A cidade encontra-se em repescagem permanente, ou seja, os maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram podem procurar uma unidade de saúde. A repescagem vale também para os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente.

Dose de reforço

Com o avanço da variante Delta e com a segurança da vacina garantida, a Anvisa e o Ministério da Saúde recomendaram uma dose de reforço da vacina CoronaVac ou Pfizer para pacientes com baixa imunidade (imunossuprimidos) e idosos, especialmente, acima de 70 anos. O calendário com as idades será divulgado em breve. 

Na próxima semana, a vacinação segue para os adolescentes de 15 anos que poderão se vacinar na segunda (30), terça (31) e quarta-feira (01). É necessário estar acompanhado do responsável e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência dos pais. 

Rodrigo Oliveira, Secretário Municipal de Saúde, reforça que o controle da pandemia é um trabalho do coletivo.

“Nós tivemos uma queda no indicador síntese e estamos agora no número 7, o que reflete todo esforço da Prefeitura e da população de Niterói. Ainda assim, é fundamental lembrar que o vírus continua circulando, por isso precisamos manter os cuidados. Nesta sexta (27), começamos a dose de reforço, por 10 dias, indo nas instituições, para aplicar a terceira dose nos idosos. Vamos fazer, já em setembro, a vacinação por idade, como já viemos fazendo ao longo dos últimos meses. O Ministério da Saúde também anunciou a antecipação da segunda dose de Pfizer, quanto de AstraZeneca que passa, em vez de 12, para 8 semanas. Segundo o Ministério, a medida começa em 15 de setembro quando chega nova remessa de vacinas. Gostaria de novamente agradecer a todos que continuam empenhados para Niterói seguir nessa luta pela vida. A vacinação não é individual, é um pacto coletivo”, disse o secretário.

Locais de vacinação dos jovens de 12 a 17 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Locais de vacinação para maiores de 18 anos:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira – Rua Nilo de Freitas, 40, Largo da Batalha.

Posto volante no Campo de São Bento – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Rua Lopes Trovão, Icaraí.

Foto: divulgação/PMN

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top