Niterói promove 2ª Mostra Acolhimento do Cinema Brincante

A Prefeitura de Niterói promove a partir desta sexta-feira (07), a 2ª edição da Mostra Acolhimento de Cinema Brincante de…

A Prefeitura de Niterói promove a partir desta sexta-feira (07), a 2ª edição da Mostra Acolhimento de Cinema Brincante de Niterói. As atividades seguem até 26 de outubro, celebrando a criatividade na área do audiovisual de crianças e jovens que estão nos espaços de acolhimento da prefeitura. A abertura do evento será aberta ao público na próxima sexta-feira (7), às 19h, com uma sessão de Curtas e um bate papo com o grupo Cafuné na Laje e Léo Lima, no Centro de Artes UFF, Icaraí.


A mostra é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. Elton Teixeira, secretário da pasta, avalia a atividade.


“É um evento que reúne atividades culturais com as sociais e leva os jovens acolhidos a ter novas experiências. Serão sete dias, ao longo do mês de outubro, onde eles poderão assistir filmes, trocar ideias e experimentar práticas de uma produção audiovisual”.

O projeto é um desdobramento do Cine Acolhimento, uma espécie de cineclube itinerante que teve início em julho de 2020, em Niterói, com o objetivo de promover a cultura cineclubista no cotidiano de unidades de acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Durante o ano, são realizadas sessões de filmes escolhidos coletivamente, seguidas por rodas de conversas entre os participantes.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Dani Murtha, a primeira edição da Mostra teve grande sucesso nas unidades e se expandiu pelos equipamentos culturais.

“A proposta surgiu com o objetivo de trazer o cinema de forma brincante para dentro das unidades de acolhimento infanto-juvenis da assistência social. O resultado foi tão bom que, este ano, resolvemos juntar acolhimento, cinema e brincadeira e passear pelos equipamentos culturais da cidade”.


Ao longo do mês, os jovens estarão em alguns equipamentos culturais da cidade para experimentar na prática as etapas de uma produção audiovisual. A programação da 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante terá oficinas do corpo, criação de histórias e roteiro e decupagem de audiovisual, no MAC, nos dias 8 e 9, para os jovens acolhidos. Na sexta (14), haverá uma sessão de curtas com roda de conversa com Gera (Convidado: Geraldo Pereira) que é aberta ao público, às 19h, também no MAC.

Nos dias 15 e 16, terá oficinas de Set de filmagem e direção de arte, ambas para as crianças e adolescentes acolhidos, no Auditório do Parque das Águas. As oficinas contam com a participação de JV Santos e Ororo. O último dia celebra a apresentação do curta produzido nas oficinas, a partir das 20h, com a participação dos acolhidos. A sessão é aberta ao público e acontece na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural.


Programação 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante – Aberta ao público

– 07/10 – Sexta – 19h – Abertura do Evento

Sessão de Curtas + bate papo com Cafuné na Laje

Convidados: Léo Lima e Coletivo Cafuné na Laje 

Local: Cine Arte – Centro de Artes UFF – R. Miguel de Frias, nº9, Icaraí

– 14/10 – Sexta – 19h – Sessão de Curtas + roda de conversa com Gera

Convidado: Geraldo Pereira

Local: Auditório do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói

– 26/10 – Quarta – 20h –Apresentação Curta Metragem produzido pelos jovens

Sessão de estreia do curta metragem produzido nas oficinas e cerimônia de encerramento da 2ª Mostra Acolhimento de Cinema Brincante

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos, Reserva Cultural – Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos

Comentários
Compartilhe esta matéria:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Quer anunciar no jornal Diário de Niterói? Clique aqui e fale diretamente com nosso atendimento publicitário.

Quer enviar uma queixa ou denúncia, ou conteúdo de interesse coletivo, escreva para noticia@diariodeniteroi.com.br ou utilize um dos canais do menu "Contatos".




Top